Usuários de celulares que usem o aplicativo discador do Google receberão um novo recurso muito bem-vindo que pode evitar frustração. O app agora vai detectar spam e encaminhá-lo diretamente para sua caixa postal, o que evita que você tenha que atender a chamada ou sequer tenha sua atenção desviada por uma chamada inútil.

A novidade chega depois de dois anos que o Google lançou sua primeira iniciativa antispam como parte do seu aplicativo de discagem. O app passou a ser capaz de identificar chamadas que pudessem ser pura perda de tempo e emitia alertas que diziam que talvez não valesse a pena atender àquela ligação. Entre as ações possíveis estavam o bloqueio do número e o direcionamento da mensagem direto para a caixa postal.

Com o novo recurso, o Google quer evitar que você sequer fique sabendo que foi alvo de spam, embora a notificação da caixa postal do Android ainda venha a ser um incômodo. A ideia é que não haja uma ação por parte do usuário.

Isso é possível graças a um banco de dados com números suspeitos do Google; quando um desses números é usado para contatar um de seus usuários, a empresa pode tentar entrar em ação para evitar o incômodo.

publicidade

No entanto, como notou o pessoal do XDA Developers, a empresa quer ir além para evitar também o que é conhecido como “spoofing”, que é quando uma ligação aparece para o destinatário como vindo de um número de telefone diferente da realidade. Chamado de “Call Screening”, o recurso usaria transcrição de áudio para analisar chamadas desconhecidas. O recurso não exigiria Wi-Fi ou dados e as gravações seriam armazenadas e analisadas localmente, de forma que o Google não tem acesso aos arquivos de áudio, o que é uma boa notícia para quem se preocupa com privacidade.

O novo discador do Google começou a chegar aos usuários que fazem parte do Android Beta Program, que permite ao público experimentar o Android P antes do lançamento. A tendência é que o recurso seja lançado junto com a nova versão do sistema.