Hoje, os emojis fazem parte da vida de qualquer pessoa na internet. São uma forma simples e prática de comunicar sentimentos e expressões complexas em imagens suportadas por qualquer app ou sistema operacional.

Eles são tão populares que ganharam uma data comemorativa: 17 de julho. A data é uma alusão ao emoji de calendário, exibido no WhatsApp e no iOS com a data de 17 de julho. O número não foi escolhido à toa: foi o dia em que a Apple anunciou o aplicativo de calendário iCal, para Macs, em 2002.

Essas figurinhas são usadas em qualquer lugar do mundo, independentemente do idioma. Mas nem todos os emojis são compreendidos da maneira certa por todo mundo.

Quem define quais emojis aparecem no seu celular e o que eles significam é o Consórcio Unicode, uma organização sem fins lucrativos que representa nomes importantes da tecnologia e que determina o padrão de caracteres seguido pela indústria.

publicidade

Abaixo você confere 20 emojis encontrados no WhatsApp que podem confundir alguns usuários, e o que eles realmente significam, de acordo com o Emojipedia.

1. Mão com mão

Mãos dobradas

Muita gente acha que este símbolo representa “fé”, “oração”, “prece” ou algum gesto de cunho religioso, mas o nome oficial do código é “Mãos dobradas”. Na cultura japonesa, que inspirou o desenho, este gesto significa uma reverência como “obrigado”, “por favor” ou “me desculpe”.

2. Bolha no nariz

Rosto com sono

Muita gente usa este emoji para representar um sintoma de gripe ou resfriado, ou mesmo como um sinal de choro, como se a bolha fosse uma lágrima. Mas a bolha, na verdade, sai do nariz e não do olho. Também inspirada na cultura japonesa, esta expressão possui o nome oficial de “Rosto com sono”. O desenho aparece em mangás e animes para representar um personagem que está dormindo.

3. Pessoa com a mão inclinada

Pessoa com a mão inclinada

Mais um caso de um emoji que pode ser interpretado de múltiplas formas porque ninguém sabe exatamente o que significa. O nome oficial é “pessoa com a mão inclinada” e, segundo o Emojipedia, representa uma “pessoa no balcão de informação”. Associa-se este emoji à ideia de alguém oferecendo ajuda.

4. Mãos na cabeça

Mãos na cabeça

Não, este emoji não representa uma bailarina ou um bailarino. Nem é um sinal de “opa, errei”. Trata-se de uma pessoa fazendo o gesto de “OK” com o corpo, em vez de apenas um círculo com dois dedos da mão.

5. Gota escorrendo pelo rosto

Gota escorrendo pelo rosto

Talvez seja difícil notar na pequena tela do celular, mas este rosto não está chorando. A gota escorre pela lateral do rosto e não a partir dos olhos. O nome oficial deste emoji é “Triste mas aliviado”. A gota é de suor, e não de lágrimas, e representa uma situação estressante.

6. Vapor saindo do nariz

Rosto com vapor do nariz

A fumaça que sai do nariz deste emoji pode parecer a representação de uma pessoa com raiva, mas, originalmente, não é. O emoji foi aprovado em 2010 e tinha o nome oficial de “Rosto com aparência de triunfo”, novamente inspirado nos mangás japoneses. Hoje, o nome do código é “Rosto com vapor do nariz”. Ou seja, é uma expressão de triunfo, e não de raiva.

7. Demônios?

Namahage
Tengu

É fácil confundir estes dois rostos vermelhos e peludos, logo após dos emojis de “raiva com chifres”, com uma representação aleatória de demônios genéricos. Mas são, na verdade, figuras folclóricas do Japão. Acima, o ogro Namahage; e abaixo, o duende Tengu.

8. Gêmeas com orelhas de coelho

Pessoas com orelhas de coelho

A imagem mostra duas pessoas com pontas na cabeça em trajes de festa e é normalmente usada para representar amizade. Estas pontas, são na verdade, orelhas. O nome do emoji é “Pessoas com orelhas de coelho” e são uma referência às famosas “coelhinhas” da revista masculina Playboy.

9. Braços em “X”

Braços em X

Os braços cruzados formando um “X” deste emoji significam simplesmente “não”. O gesto é usado no programa de auditório “Deal or no deal”, exibido no Brasil por Silvio Santos com o nome “Topa ou não topa” em 2006, para representar que o participante “não topa” a proposta feita pelo adversário no jogo.

10. Hang Loose?

me liga

O “hang loose”, também conhecido como “o famoso sinal do Ronaldinho”, tem como origem o sinal de “shaka” na cultura havaiana. Mas este emoji não tem nada a ver com isso. O gesto, segundo o Emojipedia, representa a expressão “me liga”, já que os dedos têm a forma de um telefone. O shaka original, também chamado de hang loose, tem a mesma forma, mas os dedos são apontados para cima. Não existe ainda um emoji oficial para o hang loose.

11. Rock’n’roll?

o sinal dos chifres
eu te amo

Estes dois emojis, embora muito parecidos, têm significados bem diferentes, e nenhum deles tem a ver com “rock’n’roll”. Acima, a mão com o polegar fechado representa “o sinal dos chifres”, segundo o Emojipedia. Já abaixo, a mão com o polegar aberto diz “eu te amo” em linguagem de sinais.

12. OK

OK

Um gesto mostrando o dedo indicador tocando o polegar para fazer um círculo aberto: te remete a alguma parte do corpo humano? Se enganou. Trata-se do símbolo universal de “OK”, “tudo bem” ou “ótimo”.

13. Balão de fala com um olho dentro

eu sou testemunha

Este é um dos desenhos mais enigmáticos do alfabeto de emojis moderno. Criado em 2015, a imagem representa uma campanha da Ad Council, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, contra o bullying. O sinal significa, segundo a organização, “eu sou testemunha”.

14. Homem de terno levitando

Homem de terno levitando

Não olhe agora, mas há um homem de terno levitando no seu teclado de emojis. E ele tem até um nome: Walt Jabsco. A arte é uma referência a um logo de uma gravadora de música ska do Reino Unido na década de 1970 chamada 2 Tone Records. O símbolo fazia parte da fonte Webdings, criada pela Microsoft na década de 1990. A explicação oficial do Unicode é que o homem levitando representa a forma de um ponto de exclamação.

15. Sinal da raiva

símbolo da raiva

Mais uma referência que os fãs de mangá talvez já tenham notado. Este estranho símbolo é usado em quadrinhos japoneses para representar as veias saltadas na testa de um personagem enfurecido. Por isso o emoji se chama “símbolo da raiva”.

16. Fumaça?

Afastando-se

Outro símbolo inspirado em quadrinhos e que também pode ser facilmente confundido com outra coisa. O emoji acima se chama “Afastando-se” e representa o rastro deixado por alguém que acaba de sair correndo de cena. O Emojipedia sugere inserir uma pessoa ou um carro ao lado do desenho para dar mais sentido.

17. Fontes termais

fontes termais

Este emoji lembra um pouco o logo do Java, mas não tem quaquer ligação com a linguagem de programação. O nome oficial do desenho diz tudo: “fontes termais”. O símbolo é bem comum na Japão para representar locais de “onsen” (banhos aquecidos ou piscinas naturais).

18. Cinema

Câmera de cinema
Projetor de filmes

Os dois objetos acima podem parecer a mesma coisa, mas não são. Acima, se vê uma câmera de cinema analógica; e abaixo, um projetor de cinema. O primeiro captura o filme em película, o segundo exibe o filme numa tela grande. Simples assim.

19. Trackball (e outras bugigangas antigas)

Trackball

Há vários emojis no teclado Unicode representando aparelhos que as novas gerações provavelmente não conhecem. Há um pager, um disquete, uma fita VHS e o mais estranho de todos, um trackball: uma alternativa ao mouse que permite controlar o cursor de um PC girando uma esfera.

20. Cem

Cem

É óbvio que este emoji representa o número 100, mas a história por trás dele é um pouco mais complexa do que isso. A grafia cursiva e os dois riscos abaixo do número indicam que se trata da representação de uma nota escolar, do tipo que professores norte-americanos deixam nas provas de alunos. O número “100”, neste caso, equivale à nossa “nota 10”.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!