Em 2016, a Netflix lançou o site fast.com com a promessa de ser a ferramenta mais simples de usar para medir o desempenho da sua internet. No entanto, a página até hoje era simples até demais, omitindo também uma série de informações importantes, o que foi solucionado com uma atualização.

Com a mudança, agora é possível ver informações que outros medidores de velocidade também mostram como a capacidade de upload da sua conexão e a latência, também conhecida como “Ping”. Para isso, basta pressionar o botão “Mais informações” após a realização de um teste.

O site foi criado pela Netflix para que o usuário comum possa medir o desempenho de sua conexão especificamente ao se conectar com os servidores da própria Netflix. Desta forma, é possível saber se o provedor está aplicando algum gargalo na conexão que possa vir a atrapalhar a experiência de streaming.

A empresa precisou criar seu próprio teste porque algumas operadoras estavam otimizando a conexão a sites como o SpeedTest, de modo que os resultados não refletiam a verdadeira qualidade da conexão dos usuários. Ao conectar diretamente com o servidor da Netflix, pelo menos é possível ter uma dimensão de como sua internet se sai com uma aplicação real.

publicidade

Desde o lançamento, o Fast.com já realizou mais de 500 milhões de testes. A Netflix continua fiel à proposta de não incluir anúncios na plataforma, o que também é um grande diferencial em relação aos serviços similares.