A internet banda larga fixa melhorou no Brasil no primeiro semestre de 2018. É o que indica um estudo da nPerf, que mostrou que a velocidade de download aumentou em média 47% entre janeiro e junho. A pesquisa levou em conta 1,9 milhão de testes feitos na feitos pelos clientes das operadoras Net (35,84%), Vivo (32,08%), Oi (26,25%), Tim (4%) e Algar Telecom (1,77%).

De acordo com os testes da nPerf, internet banda larga fixa no Brasil teve uma velocidade média de download de 24,77 Mbps. A Net foi a operadora com conexões mais rápidas, com 33,49 Mbps, seguida pela Tim (28,56 Mbps), Vivo (28,14 Mbps), Algar Telecom (19,43 Mbps) e Oi (8,51 Mbps). No primeiro semestre, as velocidades médias aumentaram 47%, tendo como principal destaque a Vivo com crescimento de 55%.

A pesquisa também mediu a variação de velocidade entregue pelas operadoras ao longo do dia, observando o impacto nas conexões de acordo com o período e número de usuários. Neste quesito, a Algar Telecom e a Vivo tiveram uma desaceleração muito forte à noite, enquanto as demais mantiveram uma conexão constante.

ReproduçãoJá no que diz respeito à taxa de upload, que define o tempo em que um arquivo sai do computador para a nuvem ou servidor, a velocidade média foi de 6,84 Mbps. Neste quesito, a melhor foi a Tim com 16,82 Mbps, seguida pela Vivo (12,92 Mbps), Algar Telecom (7.95 Mbps), Net (4,41 Mbps) e Oi (1,09 Mbps). As taxas de todas as operadoras aumentaram cerca de 68% entre janeiro e junho, sendo que a Vivo se destacou com um crescimento de 89%.

publicidade

A pesquisa mediu ainda a latência, que é o tempo de resposta da conexão. Neste quesito, Tim voltou a se destacar com 42,35 ms, seguido pela Vivo (56,43 ms), Net (57,32 ms), Algar Telecom (58,73 ms) e Oi (84,76 ms). No período, as operadoras melhoraram em média 7%, sendo que a Algar Telecom registrou um crescimento de 15%.

A banda larga deveria ser um serviço público no Brasil, diz Sergio Amadeu

Ao fim da pesquisa, a nPerf declarou a Net, Tim e Vivo como as melhoras provedoras de banda larga do país. O Barómetro da internet fixa no Brasil levou em conta os testes feitos na própria ferramenta de medição de velocidades da nPerf, além de medidores de parceiros de mídia. Qualquer um pode participar dos testes para o segundo semestre no site do instituto.

A qualidade da internet banda larga e os modelos de negócios tem gerado muitas discussões nos últimos anos. As operadoras de telefonia defendem a aplicação de franquias de dados nos contratos dos usuários, o que não é consenso entre especialistas técnicos. Entretanto, a Anatel emitiu uma liminar impedindo a limitação para empresas com mais de 50 mil clientes.