Se você entrar agora na lista de aplicativos grátis mais baixados do Android, vai encontrar na prateleira de cima o WhatsApp, o Facebook Messenger, alguns jogos e um intruso: o Vigo Video. Trata-se um aplicativo para o compartilhamento de vídeos que vem se popularizando rapidamente no Android e iPhone. Veja a seguir uma explicação de como funciona o serviço e o por que dele estar tão popular.

Antes de prosseguir, vale mencionar que o Vigo é completamente gratuito, mas não chega a ser novo de fato. Isso se deve a troca de nome que ele sofreu, sendo chamado anteriormente de Hypstar, mas com algumas diferenças.

publicidade

Reprodução

Como funciona

publicidade

Ao abrir o aplicativo, você tem acesso aos últimos vídeos e já pode sair reproduzindo-os em um formato vertical, similar ao que acontece no IGTV do Instagram e em outros apps com o mesmo foco.

Apesar de já poder reproduzir o conteúdo da plataforma, o principal destaque do serviço fica por conta das ferramentas para os usuários interagirem entre si, e isto requer um cadastro que pode ser feito com uma conta do Facebook ou Google.

publicidade

Regras do serviço

Todos os vídeos postados podem ter no máximo 15 segundos de duração. O modo de upload é feito de duas formas: gravar o vídeo no momento da postagem ou selecionar um vídeo da galeria do aparelho.

publicidade

Já no que diz respeito em relação ao conteúdo dos vídeos, existem algumas regras básicas a serem seguidas. Elas envolvem não usar o conteúdo de algo que tenha direitos autorais, vídeos que sejam racistas ou expressem ódio etc.

O diferencial do serviço

Como dito anteriormente, o Vigo está entre os aplicativos mais populares da Google Play. E isso se deve a um diferencial, como recompensar criadores de conteúdo pagando-os por vídeos que estejam indo bem na plataforma.

Para ser recompensado, é necessário obter os chamados “flames”, que surgem na sua conta a partir da interação que o vídeo teve com outros usuários. Isto significa que, quanto mais comentários, curtidas e compartilhamentos, maior é a sua chance de obter um flame.

Outra dica para obter flames mais facilmente é convidar amigos para usar o app. Como uma forma de popularizar o aplicativo, os amigos convidados por você que enviarem vídeos podem dar até 20% a mais de flames para a sua conta.

Como são feitas as retiradas de dinheiro

Um ponto importante a ser destacado, é que para sacar um valor obtido dentro do Vigo é preciso ter arrecadado no mínimo 1 dólar. Todas as transações são feitas através do PayPal, portanto, é necessário também ter uma conta verificada nele.

O limite para saque é de 200 dólares por dia. Entre uma solicitação e a retirada do valor, o processo pode levar até 15 dias, mas não traz qualquer tipo de encargo. Todo o processo de cadastro para o recebimento de dinheiro é feito dentro do app na guia “Eu” e pela opção“Carteira”.

Fazendo a postagem de conteúdo

Para fazer um post de um vídeo o processo é bem simples. Veja:

  1. Abra o aplicativo e na guia “Início”, clique no ícone representado por uma “câmera”;

    Reprodução

  2. Se for fazer a gravação na hora, basta tocar no “botão vermelho”. Caso contrário, abaixo dele, vá em “Álbuns” e selecione um vídeo.

    Reprodução

Como em outras plataformas com um foco social, para os vídeos não ficarem simples demais, o próprio Vigo traz ferramentas para enfeitá-los. Por exemplo, durante a gravação de um vídeo você pode adicionar elementos ao seu rosto com o uso de adesivos. Já para edição, você pode usar filtros, adicionar músicas de fundo e outros efeitos.