O WhatsApp é o aplicativo mais popular para a troca de mensagens entre amigos. E é justamente esta popularidade que atrai golpes e faz da plataforma a preferida dos criminisos online.

Para aumentar a segurança do app, o próprio WhatsApp disponibiliza em seu site uma lista contendo diversas configurações a serem feitas para evitar riscos aos usuários. Veja a seguir quais são elas e como realizá-las:

Ajustes de privacidade

A configuração padrão do aplicativo permite que os contatos vejam a sua foto de perfil, último horário em que esteve online e recebam confirmações de leitura das mensagens. Saiba como alterar essas opções:

publicidade
  1. Na tela inicial do WhatsApp, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Acesse as opções “Conta > Privacidade”;

    Reprodução

  3. Mude os itens que desejar de acordo com sua preferência.

    Reprodução

Caso vá desabilitar a opção de “Confirmações de leitura”, lembre-se que também não será possível saber quando alguém leu uma mensagem enviada por você.

Bloqueando contatos

Seja um número desconhecido ou uma pessoa que está lhe importunando, é recomendado fazer o bloqueio deles afim de evitar maiores problemas. Para isto, siga estes passos:

  1. Abra a conversa com o contato, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Mais”;

    Reprodução

  2. Clique em “Bloquear” e quando surgir uma nova mensagem, toque também em “Bloquear”.

    Reprodução

A pessoa que é bloqueada não recebe uma mensagem de que não conseguirá mais contato com você. Entretanto, ela ainda consegue identificar isto ao notar que não é possível verificar a última vez que você esteve online, além das mensagens não serem enviadas.

Caso você venha a mudar de ideia sobre alguém que bloqueou, é possível fazer o gerenciamento destes contatos através do menu de privacidade do WhatsApp, que foi mostrado anteriormente.

Saber quais dados o WhatsApp tem de você

Como se sabe, o WhatsApp armazena informações sobre seus utilizadores. Apesar de não ser possível mudar o que está armazenado nele, existe uma forma de obter a cópia destes dados. Veja:

  1. Na tela inicial do WhatsApp, toque no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Acesse a opção “Conta > Solicitar dados da conta”, e então “Solicitar relatório”.

    Reprodução

O relatório obtido por aqui não fica pronto na hora e leva até três dias para ficar pronto. O arquivo a ser baixado vem em ZIP, contendo as informações em HTML que podem ser abertas por qualquer navegador.

Apague as conversas

Todas as conversas que você tem dentro do WhatsApp ficam facilmente visíveis se alguém souber o código para desbloquear o celular. Por conta disto, o WhatsApp recomenda que as conversas importantes ou comprometedoras sejam apagadas. Basta seguir este simples passo:

  1. Na tela inicial do WhatsApp toque e segure sobre um contato até aparecer um menu na parte superior da tela. Nele, clique no ícone representando por uma “Lixeira” e então em “Apagar”.

    Reprodução

Caso queira apagar todas as conversas existentes no app de uma vez só, não é preciso fazer este passo para cada contato. Confira:

  1. Na tela inicial do WhatsApp, clique no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Acesse as opções “Conversas > Histórico de conversas”;

    Reprodução

  3. Toque em “apagar todas as conversas” e então em “Apagar”.

    Reprodução

Denunciando spam

Não é incomum receber uma mensagem de um número desconhecido no WhatsApp. Apesar de poder ser alguém que você conheça, na maioria dos casos é um spam de alguém que está oferecendo algum serviço ou fazendo propaganda. Nestes casos, é recomendado realizar uma denúncia de Spam. Veja como:

  1. Abra a tela de conversa do contato e toque sobre o seu número;

    Reprodução

  2. Deslize a tela para baixo e use a opção “Denunciar spam”.

    Reprodução

Saindo de grupos

Uma função bem popular e prática do WhatsApp para a conversa com muitos contatos de uma vez só é o uso de grupos. Entretanto, este recurso tem alguns problemas. Seu número, por exemplo, pode estar exposto a pessoas desconhecidas, abrindo espaço para que elas conversem com você. Para sair de um grupo, basta seguir este passo:

  1. Abra a tela de conversas do grupo e clique sobre o nome dele. Deslize a tela para baixo e use a opção “Sair do grupo”.

    Reprodução

Verificação em duas etapas

O último passo de segurança recomendado pelo WhatsApp é a ativação da verificação em duas etapas. Com ela, sempre que você for configurar o número de telefone seu no WhatsApp será solicitado um código PIN. Confira como ativá-la:

  1. Na tela inicial do WhatsApp, clique no ícone representado por “três pontos” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Acesse as opções “Conta > Verificação em duas etapas”;

    Reprodução

  3. Clique em “Ativar” e prossiga para definir o código PIN.

    Reprodução