Recentemente, a Apple se viu em meio a um pequeno escândalo envolvendo seu novo Macbook, especialmente o modelo com processador Core i9 de 8ª geração. Uma bateria de testes realizada pelo youtuber Dave Lee mostrava que problemas com gerenciamento de calor faziam com que o notebook aquecesse e tivesse seu desempenho severamente restringido, de modo que o laptop poderia apresentar resultados inferiores até mesmo que a versão do ano anterior rodando um chip Core i7 da 7ª geração.

Diante da reação negativa, a Apple investigou a situação e confirmou que o problema de gerenciamento de calor que estava causando o efeito de “throttling” (“sufocamento” em inglês; o termo é usado para representar uma limitação artificial do potencial de um componente) do processador. A empresa também prometeu uma atualização de software que pode resolver a situação.

“Após extensos testes de desempenho em diversas situações, identificamos a ausência de uma chave digital no firmware que impacta o gerenciamento térmico do sistema, e que poderia reduzir as velocidades de clock sob calor intenso do novo MacBook Pro. Uma correção do bug já está inclusa na atualização suplementar do macOS High Sierra 10.13.16 e a instalação é recomendável. Pedimos desculpas a quaisquer consumidores que experienciaram um desempenho abaixo do ótimo em seus novos sistemas. Usuários podem esperar que o novo Macbook Pro de 15 polegadas fique até 70% mais rápido, e o 13 polegadas com a Touch Bar fique até duas vezes mais rápido, como demonstrado nos resultados de desempenho no nosso site”, diz o comunicado da Apple.

Apesar de mencionar uma chave digital ausente no firmware, a Apple não entra em detalhes sobre o que é essa chave, o que ela faz e o motivo de ela estar ausente. Fato é que boa parte do público ficou surpresa que uma atualização de software é capaz de solucionar um problema que parecia ligado diretamente ao hardware e a uma possível falta de capacidade de refrigeração do dispositivo.