Uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI conseguiu derrotar um time com jogadores profissionais de Dota 2. Foram disputadas três partidas de cinco contra cinco, com a chamada OpenAI Five saindo vitoriosa – e com folga – nas duas primeiras partidas. 

O time humano foi formado por três ex-participantes do circuito profissional – Ben “Merlini” Wu, William “Blitz” Lee e Ioannis “Fogged” Lucas –, acompanhados do comentarista Austin “Capitalist” Walsh e do jogador profissional David “MoonMeander” Tan. Segundo o The Verge, as três partidas foram disputadas em condições especiais, com apenas 18 heróis na lista de selecionáveis e entregadores invencíveis, para que a IA pudesse funcionar corretamente.

Essas restrições, no entanto, não diminuem o fato de que o quinteto de jogadores humanos não foi capaz de esboçar uma reação na primeira disputa. O time até reagiu na segunda, mas também foi derrotado com facilidade pelos bots. O terceiro jogo, por fim, serviu mais como um prêmio de consolação para a equipe, que já havia perdido a melhor de três.

Assista a OpenAI Five Benchmark de OpenAI em www.twitch.tv

publicidade

A OpenAI Five é a última versão da inteligência artificial jogadora de Dota 2 da OpenAI, uma instituição de pesquisa em IA fundada por Elon Musk. Ela foi apresentada no final de junho deste ano e, na ocasião, já se mostrava capaz de derrotar jogadores amadores do game. De lá para cá, os robôs continuaram treinando em um ritmo de 180 anos por dia, e aperfeiçoaram as estratégias ao ponto de conseguirem derrotar times mais experientes em partidas mais longas.

O objetivo da OpenAI agora é colocar a inteligência artificial diante dos melhores jogadores do mundo, durante o The International. A competição, principal do circuito profissional, começa no próximo dia 20 de agosto e terá em disputa um prêmio de mais de 25 milhões de dólares.