O seu teclado pode ser consideravelmente diferente a partir de 2019, incluindo em aplicativos como o WhatsApp. Isso porque o consórcio Unicode, que, entre outras coisas, padroniza os emojis que você usa diariamente, definiu 179 caracteres novos que são candidatos a entrar no padrão Emoji 12.0, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2019.

Destes 179 caracteres, 61 deles são originais e os restantes são variantes. As novas adições à lista de candidatos incluem um emoji que representa uma pessoa surda e um colete de segurança. Também foram adicionadas 55 variações de casais dando as mãos, variando entre gêneros e tons de pele.

Outros caracteres interessantes presentes na lista incluem uma cara de bocejo, cães-guia, animais como uma preguiça, uma lontra e um gambá. As representações humanas mostram uma pessoa em pé e outra de joelhos, enquanto as partes do corpo incluem braços e pernas prostéticas, um ouvido com aparelho auditivo e uma mão fazendo movimento de pinça com os dedos. Você pode conferir a lista completa de candidatos neste link.

A expectativa da Unicode é que os candidatos sejam analisados e finalizados no próximo encontro da associação, que acontece em setembro.

publicidade

O consórcio também definiu alguns candidatos provisórios para o 2020. Entre eles estão o emoji de um ninja, capacete militar, mamute, pena, dodo, varinha mágica, serrote e chave de fenda. Os candidatos provisórios serão coletadas até março do ano que vem, com novas recomendações para formar os candidatos de 2020.