Depois de lançar os modelos de entrada Moto E5 e o Moto E5 Plus, a Motorola completou a família e trouxe ao Brasil o Moto E5 Play. Ainda mais básico que seus “irmãos”, o aparelho vem com Android Go e é equipado com apenas 1 GB de memória RAM – o máximo permitido pela versão mais leve do sistema, que promete rodar bem nessa configuração. O modelo já está disponível no varejo brasileiro, com preço sugerido de R$ 800.

O E5 Play lançado no Brasil é, na verdade, o modelo “E5 Play with Android Go” anunciado em julho pela Motorola. O smartphone é um pouco mais fraco do que o E5 Play normal lançado nos EUA: além da diferença de 1 GB na RAM, o modelo conta com uma bateria menor, de 2.100 mAh, 700 a menos que a outra versão. A tela também é diferente: são 5,3 polegadas com resolução 960 x 480 pixels em proporção 18:9, contra o HD+ do outro modelo.

A diferença maior, no entanto, está no sistema. O modelo vem com Android Oreo versão Go, que é menor do que o SO completo – dos 16 GB de capacidade de armazenamento, o SO deixa 11 GB livres para o usuário usar com apps e fotos. Os aplicativos pré-instalados também são as versões mais leves dos tradicionais: o E5 Play vem com YouTube Go, Files Go e Google Go, entre outros.

O modelo, porém, não deve receber atualização para o recém-anunciado Android Pie versão Go. Segundo Thiago Masuchette, head de produto da Motorola, deixar um aparelho preparado para um update de sistema exigiria que mais espaço interno fosse pré-alocado – e isso poderia comprometer o espaço disponível, que já não é enorme.

publicidade

As outras especificações

Fora essas configurações, o E5 Play vem com processador Snapdragon 425 de quatro núcleos e 1,4 GHz. As câmeras também são idênticas. Na traseira, há um sensor de 8 megapixels, enquanto na frente está outro com 5 megapixels. Ambas as lentes vêm acompanhadas de flash LED e tiram fotos com HDR, o que garante fotos até razoáveis.

Por fora, o modelo é claramente um aparelho de entrada. O corpo é todo de plástico, com uma borda de aspecto metalizado na parte da frente. A tampa traseira é removível e, curiosamente, a bateria também – o que faz do Moto E5 Play um dos poucos smartphones vendidos no Brasil que ainda permitem a troca fácil da peça.

As vendas do E5 Play por aqui começam nesta quarta-feira, 22. Porém, pelo preço sugerido no lançamento, o modelo não é exatamente o mais interessante à venda no mercado nessa faixa – o Moto E5 padrão, com 2 GB de RAM, é encontrado facilmente por 750 reais em algumas lojas. A diferença nas configurações não é tanta, mas o GB a mais pode evitar algumas travadas.