A Netflix está testando uma mudança na forma de pagamento que deve afetar usuários de iOS: a empresa pode deixar de oferecer a assinatura através do iTunes para evitar o pagamento de taxas à Apple.

Os testes foram detectados pelo site TechCrunch e atingem usuários de 33 países do mundo, incluindo a América Latina e o Brasil. A Netflix quer fazer com que seus assinantes não usem mais o iTunes como forma de pagamento – a Apple fica com 30% do valor pago ao longo do primeiro ano e 15% nos anos seguintes, e a Netflix não quer mais dar esse dinheiro para a empresa.

Atualmente, usuários da Netflix no iOS ganham a opção de pagar a assinatura através do iTunes, usando dados de pagamento já vinculados à conta da Apple. A Netflix está eliminando essa opção e exibindo mensagens para alguns assinantes pedindo para eles acessarem as configurações através navegador para alterar a forma de pagamento.

A Netflix confirmou os testes e disse que vai manter o processo até 30 de setembro – se tiver sucesso, o modelo pode ser expandido para mais regiões do mundo.

publicidade

A medida já foi tomada no Android – desde maio deste ano, novos usuários não podem pagar a assinatura pela Play Store. No entanto, a alteração não afetou quem já tinha registrado a conta do Google como forma de pagamento – parece que no caso da Apple vai ser um pouco diferente.

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo