O Google pode em breve integrar a Assistente ao Android Messages nos smartphones. Seguindo o mesmo caminho do Allo, a inteligência artificial pode fornecer informações úteis para a conversa do usuário, bem como ajudar a resolver algumas tarefas pequenas do dia a dia. Por enquanto, ainda não há previsão para que o recurso seja disponibilizado para todos, mas a empresa já teria iniciado os testes da ferramenta.

A integração foi descoberta pelo desenvolvedor Quinny899 do Fórum XDA-Developers, famoso por reunir programadores e descobrir novidades do Android. Nas capturas de telas publicadas, é possível ver o Google Assistente oferecendo sugestões de mensagens ao usuário dependendo do contexto da conversa. Por exemplo, ao falar de clima ou jantar, a inteligência artificial pode sugerir a previsão do tempo ou os restaurantes próximos, respectivamente.

publicidade

De forma geral, o recurso lembra bastante à integração do Assistente com o Google Allo há alguns anos, embora de forma mais simples. No antigo aplicativo de mensagens, a inteligência artificial pode fazer sugestões baseadas em contextos, dar respostas automáticas e até mesmo jogar, entre outras coisas. No entanto, o Google resolveu abandonar o app em favor do Android Messages e o padrão RCS.

ReproduçãoPor enquanto, ainda não há previsão de quando o Google Assistente chegará de vez ao aplicativo de SMS do Android. Entretanto, é provável que a empresa libere isso primeiro nos Estados Unidos antes de leva-los para outros países e idiomas, como o Português do Brasil.

publicidade