O horário eleitoral obrigatório na TV e no rádio entrou no ar nessa sexta-feira, 31, com as propostas dos candidados para as Eleições de 7 de outubro. Em meio a tantas promessas, a tecnologia é uma aliada do voto consicente porque ajuda a verificar as condições de elegibilidade dos políticos.

A Lei da Ficha Limpa impede que políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação concorram a cargos públicos. Confira abaixo como saber se o seu candidato é ficha limpa ou ficha suja. A consulta indicada é feita no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Pelo computador

  1. Acesse o site da “Divulgação de candidaturas e contas eleitorais”;
  2. Selecione a região brasileira que deseja consultar;

    Reprodução

  3. Escolha qual o cargo do candidato que deseja ver;

    Reprodução

  4. Na lista, procure e clique sob o candidato desejado;

    Reprodução

  5. Na parte superior do site, você verá os detalhes do candidato e a situação atual dele. Já na parte inferior, você tem acesso a demais informações do candidato, sua chapa eleitoral e os documentos entregues por ele.

    Reprodução

Pelo Android

publicidade
  1. Acesse a Google Play e faça o download do aplicativo “Eleições 2018”;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, leia os termos de uso e, se estiver de acordo, clique em “Aceito os termos”;

    Reprodução

  3. Na tela inicial, acesse a guia “Candidatos” e selecionar o “Brasil” para ver os candidatos a presidente ou “estado” para demais cargos;

    Reprodução

  4. Selecione o cargo de qual candidato deseja ver e então a pessoa que quer consultar;

    Reprodução

  5. Em “Situação”, você verá o status atual da candidatura. Já nas outras guias, é possível consultar os bens declarados e os documentos entregues pelo candidato.

    Reprodução

Além das informações dos candidatos, na guia “Governo”, você tem acesso à lista de deputados atuais da Câmara e dos ocupantes do Senado. Caso você tenha candidatos prediletos, você pode adicioná-los à sua lista de favoritos para acompanhar qualquer atualização sobre a situação deles.

Pelo iOS

Para quem tem iPhone, é necessário acessar o mesmo site que foi apresentado no passo-a-passo para computador. A navegação é igual à do computador, como foi mostrado acima, e a diferença fica para o layout que é adaptado para os smartphones. O site pode ser acessado através deste link.