O Google lançou nesta terça-feira, 4, o Chrome 69, atualização aguardada desde o mês passado por usuários do navegador mais popular do mundo. O update traz uma série de novidades para o browser, que acaba de completar 10 anos de existência.

A primeira grande mudança está no visual. O Chrome agora segue as novas diretrizes do Material Design, linguagem criada pelo Google, o que inclui cantos de abas arredondados, novos ícones e uma nova paleta de cores. A novidade está valendo no PC e também no celular.

Especialmente na versão para iOS do Chrome, o Google colocou a barra de ferramentas na parte inferior da tela, assim como já funciona no Safari. Em todas as versões, o navegador também ganhou URLs simplificadas na barra de endereços e um visual minimalista para notificações.

Em termos de recursos, vale destacar que o Chrome agora tem um robusto sistema de gerenciamento de senhas. O navegador já era capaz de preencher formulários e cruzar informações em sites, mas agora ele pode também gerar senhas aleatórias para o usuário e guardá-las, “evitando a armadilha de colocar o nome do seu cachorro em todos os sites que você acessa”, como diz o Google.

publicidade

Outra novidade está na Omnibox, nome que o Google dá à barra de endereços do Chrome no PC. A partir da nova atualização, respostas para perguntas comuns aparecerão diretamente ali, sem redirecionar o usuário para uma página com resultados de busca.

O sistema é semelhante ao do aplicativo do Google para Android. Se você digitar “previsão do tempo”, por exemplo, o navegador vai mostrar diretamente na Omnibox as temperaturas previstas pelo weather.com, sem que você precise pressionar a tecla Enter. O recurso também vale para pessoas famosas, esportes e para a tradução de palavras.

Outra novidade da Omnibox é que, se você começar a digitar ali um site que já está aberto em outra guia, o Chrome vai exibir a opção “Trocar de guia”, para que você não precise abrir de novo uma página que já se perdeu naquele mar de abas esquecidas.

O navegador também está ganhando novas opções de personalização. Agora você pode trocar o pano de fundo de cada nova guia aberta. Além disso, é possível agora criar atalhos para sites frequentes diretamente a partir da nova aba, acessível pelo famoso “Ctrl + T”.

Para atualizar o seu Chrome no PC, acesse chrome://settings/help e verifique qual é versão mais recente rodando na sua máquina – a nova versão do Chrome é de número 69. A atualização é baixada automaticamente e instalada quando o usuário reinicia o browser. No celular, basta atualizar o aplicativo do Chrome pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS).