Lembra de quando a Sony Pictures foi hackeada em 2014, com direito a um malware bloqueando computadores da empresa e filmes não-lançados vazados na internet? Agora os EUA parecem ter chegado a uma conclusão sobre a responsabilidade sobre o ataque: um hacker norte-coreano chamado Park Jin Hyok, que estaria trabalhando a serviço do governo de seu país.

A afirmação vem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que também acusa Park de participar do ataque WannaCry, que aterrorizou a internet durante 2017, criptografando computadores pelo mundo inteiro exigindo um resgate pelo desbloqueio. O ataque usou uma série de técnicas desenvolvidas pela NSA que acabaram vazando na internet e acabou afetando empresas, escolas e até hospitais. Estima-se que Park também tenha participado de um ataque que roubou US$ 81 milhões do Banco de Bangladesh em 2016.

Park não agiu sozinho, no entanto. Segundo o governo americano, ele era parte de uma ação coordenada operada pelo governo norte-coreano. O hacker foi indiciado com duas acusações de conspiração para fraude, como informa o site do FBI.

Reprodução

publicidade

Além da causação do Departamento de Justiça dos EUA, o Departamento do Tesouro também decidiu anunciar algumas sanções à Coreia do Norte como um todo, entendendo a responsabilidade do país nos ataques.

“A Coreia do Norte demonstrou um padrão de atividade cibernética danoso e destrutivo que é inconsistente com o crescente consenso do que constitui um comportamento estatal responsável no ciberespaço. Nossa política é responsabilizar a Coreia do Norte e demonstrar ao regime que há um custo para suas ações provocativas e irresponsáveis”, diz comunicado do Tesouro.