A Motorola aparentemente ainda não desistiu do Moto G4 Plus. O modelo lançado em 2016 deve receber dentro de alguns meses uma atualização para Android Oreo. A empresa começou neste mês a recrutar voluntários entre consumidores, inclusive no Brasil, para fazer o chamado “soak test” do sistema no aparelho, segundo informações encontradas pelo xda-developers.

Esses testes são tradicionalmente usados pelas fabricantes de smartphones para checar como uma nova versão do sistema se comporta em condições de uso reais. O update nesses casos é disponibilizado apenas para uma parcela dos usuários que concordaram em participar da avaliação. Crashes e eventuais bugs são todos reportados por esses clientes, para que as empresas as corrijam antes de lançar a atualização oficialmente.

Só não espere que os testes acabem logo. A Motorola começou a testar o Android 8.1 no Moto G5s Plus em junho e no Moto G5 Plus em julho. O primeiro começou a receber a atualização oficial no fim de agosto, enquanto os updates do segundo só foram iniciados agora. Se esse ritmo for mantido, é possível que o Oreo chegue ao Moto G4 Plus antes do Natal.

Se quiser participar de algum próximo soak test da Motorola, é preciso primeiro se inscrever na rede de feedbacks da empresa. O processo todo é descrito aqui, mas mesmo se o fizer inteiro não há garantia de que você receberá uma atualização antes de todo mundo. Além disso, caso a receba, é preciso ter em mente que será uma versão não finalizada — ou seja, bugs podem aparecer aqui e ali, e caberá a você reportá-los.