O 5G está chegando, e o ano de 2019 deve ser marcado pela chegada dos aparelhos compatíveis com a tecnologia de redes móveis de quinta geração. Enquanto isso não chega, as empresas vão demonstrando o estado atual da tecnologia com protótipos como o exibido pela MediaTek que conta com uma curiosidade: ventoinhas para refrigeração.

Para apresentar as capacidades do novo modem M70, preparado para o 5G, a empresa optou por utilizar um protótipo azul que certamente não atrairia muitos usuários. Quem quer um celular que faz barulho de ventilador para evitar o superaquecimento, afinal de contas?

É claro, no entanto, que, por se tratar de um protótipo, que o aparelho revelado pela MediaTek não refletirá o visual final dos celulares que utilizem o M70 para o 5G. O produto final sempre tem um foco maior em visual e experiência de uso que não existe em um protótipo cuja única função é mostrar que uma tecnologia funciona. A própria MediaTek diz que, quando chegar ao mercado, haverá um maior cuidado com estética quando os dispositivos comerciais chegarem, dando origem a um modem que consome menos energia e, consequentemente, não precise de uma refrigeração tão parruda.

Contudo, isso diz bastante sobre a situação do desenvolvimento da tecnologia 5G nos dias atuais. Como nota o VentureBeat, existe uma expectativa de que os primeiros aparelhos compatíveis com o 5G precisarão ser maiores ou mais espessos para comportar maiores baterias e alternativas de refrigeração. Isso porque existe uma expectativa de que esses celulares consumam mais bateria do que os aparelhos 4G por um motivo simples: eles precisarão ser compatíveis tanto com o 4G quanto com o 5G, porque as novas redes ainda serão escassas.