Empresas que dependem da Apple para sustentar seus modelos de negócio tomaram um duro golpe nesta semana. Uma simples postagem de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, no Twitter, fez com que as ações de várias delas despencassem praticamente da noite para o dia.

Os EUA e a China estão em guerra comercial há alguns meses. O governo norte-americano tem colocado tarifas e impostos extras sobre produtos importados do país asiático, onde muitas das fornecedoras e fábricas de produtos da Apple, como o iPhone e o Apple Watch, ficam.

Assessores do presidente dos EUA disseram que, se o governo persistir nas taxas, é possível que isso gere impacto no preço final de produtos da Apple. A isto, Trump respondeu com um tweet direcionado à empresa: “há uma solução fácil em que haverá zero impostos e até um incentivo fiscal. Façam seus produtos nos Estados Unidos em vez da China”.

A agência de notícias Reuters reporta que a posição de Trump no Twitter fez com que as empresas asiáticas que são fornecedoras da Apple perdessem valor de mercado. As quedas, em alguns casos, chegaram a mais de 10% em apenas um dia.

publicidade

Uma das empresas prejudicadas foi a AAC Technologies, que fabrica os motores de vibração do iPhone, do iPad e do Apple Watch. As ações dela caíram 5% desde o último sábado, 8, quando Trump publicou sua mensagem no Twitter.

Luxshare Precision, Shenzhen Sunway Communication e Suzhou Dongshan Precision Manufacturing tiveram quedas maiores do que 10%. Lens Technology, Universal Scientific Industrial Shanghai e Suzhou Anjie Technology tiveram quedas de 6% a 8%.

Largan Precision, que faz lentes de câmeras, perdeu 8% em valor de mercado. A Foxconn, que monta todos os componentes do iPhone, assim como a Pegatron Corp, teve queda de até 4%. Por fim, a taiwanesa ASE Technology Holding viu suas ações despencarem 2,9%.