Em um evento realizado na Califórnia nesta quarta-feira, 12, a Apple anunciou uma nova versão do seu relógio inteligente, o Apple Watch. Trata-se do Apple Watch Series 4, um smartwatch com bordas menores ao redor da tela e nova interface.

São dois modelos de Apple Watch 4, um de 40 molímetros e outro de 44 milímetros. Ambos têm telas OLED que são mais de 30% maiores do que as do Apple Watch Series 3, sem aumentar o tamanho total do relógio. Os cantos agora também são arredondados para conbinar com as bordas curvas do display.

publicidade

Além disso, o botão de giro na lateral do smartwatch agora tem resposta por vibração. O som emitido pelo Apple Watch 4 também é 50% mais alto que o da versão anterior. A recepção do celular agora é feita pela parte frontal e traseira, de modo que a conexão 4G e as ligações sejam mais estáveis.

O processador, chamado de S4, tem dois núcleos 64-bit e é, segundo a Apple, é duas vezes mais rápido que a geração anterior. O novo conjunto de acelerômetros e giroscópio do Apple Watch também permite que o aparelho venha com um inédito “detector de queda” que permite ao usuário entrar em contato imediato com o número de emergência se necessário.

publicidade

O sistema também serve para, por exemplo, avisar aos pais que uma criança caiu – ou que um idoso caiu, mandando o aviso para os filhos ou cuidadores. Outra novidade é o sistema de monitoramento cardíaco, que agora identifica ritmos diferentes de batimentos que podem ser sinal de alguma doença.

O Apple Watch Series 4 também é capaz de realizar eletrocardiogramas graças a um novo detector que analisa a atividade elétrica do pulso do usuário, e não apenas a pressão sanguínea. Esse tipo de exame pode ser compartilhado com o médico do usuário automaticamente. A Apple diz que tem autorização do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos para realizar eletrocardiogramas com o relógio.

publicidade

O dispositivo começa a ser vendido nos Estados Unidos e outros países em 14 de setembro custando US$ 399 na versão sem 4G e US$ 499 na versão com 4G. Ainda não há previsão e lançamento no Brasil.