O “SMS” do futuro defendido pelo Google ganhou um apoio bastante forte: a Samsung vai adicionar suporte ao protocolo Rich Communication Services, que permite o envio de mensagens de texto com conteúdo de mídia e recursos encontrados em apps como o WhatsApp.

O anúncio foi feito pela Samsung. A empresa disse que o app Mensagens dos celulares Galaxy vai ganhar compatibilidade com o RCS – ou seja, além de texto, os usuários vão poder enviar imagens em alta resolução e vídeos, além de receber indicadores de quando a outra pessoa leu a mensagem ou está digitando uma resposta.

Inicialmente, o suporte ao RCS vai chegar às linhas Galaxy S8, S9, Note 8, Note 9 e alguns aparelhos Galaxy J e Galaxy A que já tenham recebido o Android 9.0 Pie. As mensagens enviadas pelo app da Samsung vão poder ser lidas no aplicativo Android Mensagens do Google, que já tem compatibilidade com o protocolo.

O Google vem investindo no RCS há algum tempo – a empresa tem dificuldade em se estabelecer no mundo das mensagens instantâneas e a mais recente tentativa, o Allo, teve desenvolvimento interrompido recentemente para engenheiros se concentrarem no novo protocolo de mensagens. O apoio da Samsung, uma das principais fabricantes de smartphone do mundo, pode ajudar a fazer o serviço dar certo.