Deixar o computador ligado enquanto realiza o download de arquivos via torrent é uma tarefa bem comum. Entretanto, as vezes é necessário controlá-los para que eles não excedam uma velocidade que comprometa sua conexão ou que algo saia diferente do esperado.

Para ajudar nesta tarefa, a empresa BitTorrent, responsável pelo cliente que leva o mesmo nome e o μTorrent, liberaram alguns recursos para controlar pelo celular a plataforma que está rodando no computador. Logo, veja a seguir como monitorar downloads em torrent que estejam no PC sem que você esteja, necessariamente, no mesmo espaço que a máquina. 

Instalando a ferramenta no computador

Antes de começar a fazer o controle pelo celular é necessário ter um dos dois clientes mencionados acima instalados e rodando no computador. Para isto, siga estes passos:

publicidade
  1. Realize o download do μTorrent ou do BitTorrent por um destes links e instale-os. Independentemente de qual aplicativo escolheu, a interface deles é a mesma, portanto, os passos que seguem abaixo não mudam;
  2. Durante a instalação, o Olhar Digital encontrou dois softwares adicionais que foram oferecidos: um deles para instalar um antivírus e outro um app relacionado à segurança. Fica a seu critério instalá-los ou não, mas fique ciente que eles não interferem nas funcionalidades do cliente torrent;

    Reprodução

  3. Na última tela, é importante que a opção para criar uma regra no firewall fique habilitada. Caso contrário, tanto os seus downloads, quanto o processo para controlar o programa remotamente ficarão comprometidos.

    Reprodução

Depois de ter instalado o aplicativo ainda é necessário habilitar a opção para controlá-lo remotamente, pois ela vem desabilitada por padrão. Assim, confira abaixo onde e como habilitá-la:

  1. Na tela inicial do programa, clique em “Opções” e vá em “Preferências”;

    Reprodução

  2. Na coluna da esquerda, clique em “Remoto”;

    Reprodução

  3. Habilite a opção “Ativar Acesso μTorrent Remoto” e defina um usuário e senha. Clique em “Aplicar > Ok”. Caso apareça uma mensagem para definir uma pergunta de lembrete para a senha, fica a seu critério defini-la ou não.

    Reprodução

Acessando a ferramenta pelo celular

Agora que a ferramenta já está instalada e devidamente configurada no computador, chegou a hora de realizar os processos no celular. Veja como fazer:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do μTorrent ou do BitTorrent. IMPORTANTE: Caso faça a procura pelo nome do aplicativo na Google Play, tome cuidado para não baixar as versões ‘remote’ dos aplicativos, pois elas serão descontinuadas;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, conceda as permissões necessárias para o funcionamento dele;

    Reprodução

  3. Na tela inicial do app, clique no ícone do computador conforme destacado na imagem abaixo e abra o μTorrent no computador. Na mensagem, você tem duas opções: se conectar a mesma rede Wi-Fi ou usar as credenciais definidas nas etapas realizadas anteriormente. Assim, recomendamos usar a opção de credenciais, uma vez que, por ela, você não precisa estar na mesma rede que o computador;

    Reprodução

  4. Entre com o login e senha. Clique em “Conectar”. Nesta etapa, tome cuidado com as letras em maiúsculo e minúsculo, elas são diferenciadas.

    Reprodução

Pronto. Agora, todas as tarefas que forem inseridas pelo computador ou pelo celular estarão sincronizadas.

Acessando a ferramenta pelo navegador

Apesar da função “remote” funcionar melhor quando utilizada pelo aplicativo para Android, o μTorrent ou o BitTorrent também podem ser controlados pelo computador através do seu browser favorito. Para isto, siga estes passos:

  1. Acesse este link para o μTorrent ou este para o BitTorrent;
  2. Entre com o login e senha definido e comece a gerenciar seus downloads.

    Reprodução

Inpendentemente de optar pelo celuar ou navegador para controlar remotamente o μTorrent, todos os dowloads podem ser adicionados através de links magnéticos, sendo que a interface do programa é similar em todas as plataformas, a fim de evitar que seus usuários fiquem perdidos.

Dessa forma, você já sabe como gerenciar os downloads feitos em torrents no computador, mesmo que esteja sem acesso a ele.