Em tempos em que nós precisamos deixar nossos dados internet afora para usar alguns de seus principais serviços (redes sociais, sites notícias, e-commerce, etc), sempre é um sinal de preocupação quando vemos de notícias de vazamentos de informações em alguns deles. E, muitas vezes, quando nos damos conta de que fomos atingidos, já é tarde demais para fazer algo. Por isso, uma ferramenta como o HackNotice pode ser importante para tomarmos ações com mais rapidez. Isso porque ela alerta quando uma página foi vítima de uma falha de segurança e se as nossas informações pessoais foram expostas.

Desenvolvida por Steve Thomas, o mesmo criador do PwnedList (que checa se endereços de e-mail tiveram suas senhas expostas na web), o HackNotice consulta um banco de dados com informações de mais de 20 mil relatórios de brechas, que monitoram se as nossas contas de e-mail foram comprometidas em eventuais invasões de sites onde elas estão cadastradas. 

Como usar

Disponível para PCs e smartphones Android e iOS, usar o serviço é simples: basta registrar os e-mails que você quer ver monitorado na página oficial do HackNotice. Na sequência, crie listas dos sites que deseja acompanhar e onde seus e-mails estão cadastrados ou você tenha uma conta / perfil.

publicidade

Feito isso, você passa a receber notificações sempre que os sites cadastrados na sua lista forem vítimas de alguma brecha de segurança. Com esse alerta, você pode executar ações preventivas rápidas, como mudar a senha ou excluir sua conta da página invadida.

Extensão para o Chrome

Para facilitar a visualização dos alertas, o HackNotice tem uma extensão para o Chrome, que avisa ao internauta se o site que ele está visitando teve algum tipo de invasão nos últimos três meses. No entanto, para usar esse plug-in, é necessário fazer o cadastro no site do serviço. Feito isso, sempre que o usuário receber uma notificação, ele pode clicar na mesma para saber mais informações a respeito da brecha.