Todo ano, o lançamento de uma nova versão do iOS traz um questionamento importante: vale a pena atualizar o celular, especialmente se o seu iPhone é mais antigo? É uma questão válida: aparelhos mais antigos costumam apresentar problemas com softwares mais novos, e ninguém quer que uma atualização te faça a trocar de smartphone.

No caso da Apple, essa discussão é mais interessante. A estratégia da empresa de fornecer atualizações para produtos lançados às vezes quatro ou cinco anos atrás por um lado é positiva, porque mesmo os aparelhos mais velhos continuam recebendo novidades, mas também é arriscada, justamente pela possibilidade de que o sistema não seja adequado a um hardware mais antigo.

publicidade

Neste ano, no entanto, com o lançamento do iOS 12, as coisas mudaram um pouco. Em vez de a Apple apostar em recursos novos e pesados, a empresa decidiu apostar em desempenho e em fazer os iPhones antigos funcionarem melhor. A abordagem visa beneficiar especialmente aqueles modelos que já estavam chegando perto do abandono, como o iPhone 5s.

O vídeo abaixo, produzido pelo canal iAppleBytes mostra a situação. Na maior parte dos casos, o iPhone 5s rodando o iOS 12 se sai levemente mais rápido do que o mesmo aparelho rodando o iOS 11.4.1.  Em alguns dos casos o ganho de desempenho é considerável, enquanto em outros ele é mais modesto ou simplesmente estável.

publicidade

No fim das contas, fica claro: mesmo se você tiver um iPhone 5s, não parece haver questões de desempenho graves com o iOS 12 em smartphones antigos. No pior dos casos, não há perdas, o que já é bom o bastante, considerando que a atualização traz alguns recursos novos.