O Android Go é uma nova versão do tradicional sistema do Google para aparelhos que possuem até 1 GB de memória RAM. A sua intenção é deixar o celular mais otimizado, mantendo um bom desempenho e sendo indicado para quem precisa de um smartphone apenas para tarefas básicas.
Apesar de ter este fim, alguns membros do famoso fórum XDA-Developers conseguiram extrair os arquivos para que outros aparelhos com Android possam rodar esta versão Go. A grande vantagem deste método é fazer com que aparelhos mais potentes consigam rodar o sistema com um menor consumo de memória RAM, deixando-os mais rápidos.
Por meio de testes realizados com o celular Lenovo Vibe A7010, o Olhar Digital conseguiu fazer com que o aparelho diminuísse em torno de 200 MB a 300 MB o consumo de memória RAM. A seguir, veja como instalar Android Go em qualquer smartphone com o sistema do Google.
Importante
Antes de prosseguir com o passo-a-passo, é necessário informar que a instalação do patch para transformar o Android convencional na versão Go não é simples. Além disto, caso o seu celular ainda esteja na garantia, este processo pode violá-la. Logo, o procedimento é por sua conta e risco.
Dito isso, vamos lá:
Para instalar o Android Go no seu aparelho, é necessário atender pelo menos estes requisitos:
Assim como o Olhar Digital mostrou o passo-a-passo da instalação de uma Custom Rom e fazer o root de um aparelho com o Magisk, o processo para obter o Android Go é bem similar.
Para o tutorial do Android Go, o Olhar Digital optou por realizar os processos no celular Lenovo Vibe A7010. Mas, lembre-se: o processo nunca é igual para celulares ou até mesmo modelos diferentes de uma série e fazê-los de forma errada pode inutilizar o smartphone. Abaixo, veja os passos realizados no Lenovo Vibe A7010:
Destravando o bootloader
Cada aparelho com Android possui um bootloader, que serve para informar ao aparelho qual sistema carregar. Por padrão, os aparelhos vêm com o sistema bloqueado, para que eles acessem apenas o sistema operacional que os acompanha.
Como o Android Go é, basicamente, uma modificação no sistema e depende do TWRP para ser instalado, é necessário que o bootloader do aparelho esteja destravado. Para saber se é possível destravar o seu bootloader, será necessário pesquisar o modelo do seu celular no fórum do XDA-Developers e entrar na parte de “ROMS, Kernels, Recoveries e Others”.
No caso específico do aparelho escolhido para o tutorial, destravar seu bootloader acaba apagando todos os dados que estavam nele . Sendo assim, antes de prosseguir, faça um backup dos seus dados e ao fim do processo, reconfigure o Android.
Instalação do TWRP
O popular programa TWRP é muito utilizado para a instalação de Custom Roms. Entretanto, ele também tem funções que instalam, por exemplo, o Open Gapps e o próprio patch do Android Go.
Para saber se o seu celular conta com suporte ao TWRP, você terá que procurar o modelo dele no fórum do XDA-Developers e acessar mais uma vez a parte de “ROMS, Kernels, Recoveries e Others”.
Além destes requerimentos, será necessário fazer a instalação das ferramentas ADB e fastboot no computador. Seguem os passos:
Instalando o TWRP
Agora que as ferramentas estão instaladas chegou a hora de instalar o TWRP no aparelho por meio delas. Veja como fazer:
Instalando o patch do Android Go
O patch que instala o Android Go é chamado de Low-RAM Property Patcher. Após a instalação, se o seu Android não for o Oreo, o nome Go não deverá aparecer nas propriedades do sistema. Ainda assim, você notará a diferença na plataforma ao ver a memória RAM consumida para ele.
Para efeito de comparação, no caso do Lenovo Vibe A7010, antes do patch o aparelho estava consumindo, de forma ociosa, em torno de 850MB, sendo que ele possui aproximadamente 2 GB de memória RAM no total. Agora, veja como instalar o patch do Android Go:
Pronto! Agora não é preciso fazer mais nada, pois o patch roda de forma automática. Em nosso teste, não foram apresentados problemas ou instabilidades. De toda forma, caso você queira desinstalar o patch, você precisa seguir os passos acima, mas troque o arquivo a ser usado no celular para o “android_lowram_disabler”.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de setembro de 2018 22:00