O Android possui uma vasta variedade de jogos na Play Store, mas nem sempre jogá-los na tela touch é uma tarefa fácil. Se você também possui um controle do Xbox One, saiba que é possível utilizá-lo via Bluetooth no celular.

A seguir, confira como conectar o joystick do controle da Microsoft a um smartphone Android. Mas, antes de partir para as etapas do tutorial, verifique se você tem os requisitos necessários, além das ressalvas para esta tarefa.

Requisitos

  • Ter controle do Xbox One X ou S;
  • Celular com Android 5.1.1 ou superior. Nem todos os aparelhos com Android são compatíveis com o controle.

Diferente do que ocorre quando conectado ao Xbox One ou no computador, a funcionalidade do controle é um pouco mais limitada no Android. Por exemplo, você não poderá conectar alguns acessórios extras ao controle como um headset e nem fazer a atualização de seu firmware.

publicidade

Caso esteja na dúvida se o seu controle do Xbox One é compatível ou não, você pode verificar a imagem abaixo. Ele deve ser igual ao controle da parte inferior da ilustração.

Reprodução

Note que o controle da parte de baixo possui o plástico apenas na parte dos gatilhos do controle. Enquanto isto, o outro controle possui plástico também na parte superior do dispositivo.

Conectando o controle

Sabendo das limitações do controle e quais são os modelos compatíveis, tenha em mãos neste momento o controle do Xbox One e o celular. Assim, siga estes passos:

  1. Ao começar pelo Android, no celular, entre em “Configurações” e vá em “Conexões”;

    Reprodução

  2. Entre em “Bluetooth” e deixe o celular procurando por dispositivos disponíveis;

    Reprodução

  3. Ligue o controle pelo botão Xbox e segure o botão de sincronizar por 3 segundos, conforme indica a imagem abaixo;

    Reprodução

  4. Agora, de volta ao celular, toque em “Procurar” e, então, clique no “Xbox Wireless Controller”.

    Reprodução

Pronto! Você já pode começar a utilizar o controle nos jogos que estão instalados em seu celular. Vale lembrar que nem todos os jogos possuem suporte ao dispositivo, portanto, pode ser que você encontre um ou outro jogo que não reconheça os comandos enviados pelo joystick do Xbox One.