A versão para Android do Excel ganhará uma função das mais bem-vindas para quem não quer perder muito tempo com retrabalho. Isso porque o software passará a ter novos recursos baseados em Inteligência Artificial e que permitirão, por exemplo, que você tire fotos de uma tabela e possa convertê-la automaticamente em uma planilha aberta e totalmente editável. A informação foi divulgada no Microsoft Ignite 2018, evento voltado à desenvolvedores.

O novo recurso leva o nome de Insert Data From Picture (“Inserir Dados a partir de uma Imagem”, em português) e usa o Reconhecimento Óptico de Caracteres (ou OCR, na sigla em inglês) para identificar símbolos e caracteres a partir da imagem capturada com a câmera do smartphone. A partir daí, a função armazena esses dados de forma a possibilitar a edição dos mesmos em uma nova planilha (veja seu funcionamento na imagem abaixo).

publicidade

O uso do OCR não é algo exatamente novo nos aplicativos Microsoft para Android. A tecnologia já foi usada no Office Lens – ferramenta que permite ao usuário escanear textos e documentos com a câmera do smartphone – três anos atrás. Ela também está presente no Google Lens e no Adobe Scan, usados para a mesma função.

A versão beta desta função estará disponível para os usuários inscritos no programa Office 365 Insiders para Android. No entanto, a Microsoft não divulgou uma data para liberar esta atualização.