Apesar de às vezes parecer, não é só de mouse e teclado que vive um gamer de PCs. Segundo uma análise do Steam divulgada nesta semana, mais de 60 milhões de computadores ligados à plataforma têm um joystick conectado a eles. E ainda que os controles de Xbox 360 e One sejam os mais populares, os Dual-Shocks do PS3 e do PS4 também detêm uma boa parcela do total.

Segundo os dados da Valve, dos 60 milhões de acessórios detectados pelo Steam, 27,2 milhões – cerca de 45% do total – são controles do bom e velho Xbox 360. Os joysticks do Xbox One representam 19% do volume todo, enquanto os do PS3 e do PS4, somados, batem a casa dos 27%. Entre os 8% que sobram e referem a “Outros”, a grande surpresa fica por conta dos controles Pro do Switch, que foram lançados no ano passado e já são quase 500 mil no bolo.

publicidade

A lista menciona até joysticks do Super Nintendo, do Game Cube e instrumentos do Rock Band. Também é interessante reparar a popularidade dos próprios Controles Steam, aqueles um pouco estranhos que a Valve lançou em 2015. Confira o gráfico completo:

publicidade

A relação de controles com o Steam não é algo recente, mas foi só em 2015 que a Valve passou a restringir menos o uso dos acessórios nos games da plataforma. Até então, os jogadores ficavam limitados aos joysticks que os próprios jogos suportavam. A história mudou há três anos, quando se tornou possível mapear os comandos em qualquer dispositivo conectado ao PC.

É curioso notar ainda o momento que a Valve escolheu para divulgar essa análise: nesta mesma semana – especificamente no mesmo dia, 25 de setembro –, a Microsoft anunciou que o Xbox One terá suporte ao conjunto mouse e teclado.

publicidade