A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), uma das empresas que quer transformar o sonho de transporte futurista de Elon Musk em realidade, anunciou nesta terça-feira, 2, que completou a fabricação da sua primeira cápsula de passageiros.

O Hyperloop é um conceito criado por Elon Musk que imagina uma espécie de “trem a vácuo”. A ideia consiste de uma cápsula disparada por um tubo completamente vedado e que consegue alcançar velocidades muito maiores que as de trens comuns.

A primeira cápsula da HyperloopTT é feita de um material criado pela própria empresa e que ela chamou de “Vibranium”. Se o nome lhe parece familiar, é porque é o mesmo nome do metal fictício dos quadrinhos da Marvel Comics e que compõe o escudo do Capitão América.

O “Vibranium” da vida real, porém, é só uma marca registrada que representa um material compósito inteligente de camada dupla. Não é o metal mais poderoso do universo, mas, em tese, aguenta a vibração dentro dos tubos do trem a vácuo.

publicidade

A cápsula foi construída no sul da Espanha, onde a HyperloopTT está desenvolvendo o projeto piloto. Batizada de “Quintero One”, ela tem 32 metros de comprimento, com 15 metros internos, pesa 5 toneladas e é composto por 82 painéis de fibra de carbono.

Reprodução

“A cápsula será entregue ao centro de pesquisa e desenvolvimento da HyperloopTT em Toulouse, França, para montagem e integração adicionais no sistema, antes de ser usado em uma das primeiras faixas comerciais Hyperloop do mundo”, informou a empresa em comunicado.

Em 2018, a mesma empresa anunciou a abertura de um centro de pesquisas em Contagem, Minas Gerais. A primeira pista de testes da empresa deve ficar pronta até o fim do ano.