Uma sala de aula em que o lápis, o papel e a lousa foram esquecidos e o aprendizado é feito puramente através de dispositivos tecnológicos. Parece uma realidade distante para as escolas brasileiras? Não é mais! O mercado educacional está avançando cada vez mais em questão de produtos e serviços que envolverão não só os estudantes, mas também professores, gestores de escolas e redes de ensino.

Mas você sabe quais são as mudanças que de fato ocorrerão no ambiente escolar? Como referência das últimas novidades da área educacional, podemos citar alguns equipamentos e sistemas operacionais apresentados em maio deste ano na 25ª edição da Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

Na categoria de notebooks, uma característica das novidades apresentadas foi a certificação militar. Você já ouviu esse termo? A certificação militar nada mais é que uma norma estabelecida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que mede o nível de confiança na resistência e durabilidade de um equipamento. Essa especificação está presente em lançamentos recentes de notebooks no Brasil direcionados para a sala de aula, o que significa que o equipamento tolera quedas e suporta pressões correspondentes ao peso de um ser humano. Isso é muito importante quando o notebook for manuseado por várias pessoas, o que inclui crianças, e será transportado para vários ambientes.

Outra tendência para computadores pessoais nas escolas são os Chromebooks, que rodam o Google Chrome OS e disponibilizam mais de dois milhões de aplicativos úteis no ambiente educacional. Esses equipamentos podem ser sincronizados com o smartphone ou tablet do aluno para acessar conteúdos mesmo ao sair da escola. Tudo isso com apenas uma exigência: estar conectado a uma conta Google, já que os arquivos são armazenados na nuvem. Além disso, o teclado já tem um layout intuitivo e simples para ser utilizado por crianças.

publicidade

Diante de tantas tecnologias apresentadas ao mercado brasileiro, será que demoraremos para ver esses equipamentos serem utilizados na prática? Algumas escolas daqui já vivem a realidade do uso da tecnologia no ensino. Em algumas delas, as salas de aula não têm paredes, o quadro negro foi substituído por lousas inteligentes e os cadernos foram trocados por notebooks. O objetivo de todas essas mudanças é fazer com que o aluno seja mais atuante na própria educação e melhorar a qualidade do ensino.

Fora do Brasil, na Finlândia, país que é referência mundial em educação, já existe a escola do futuro, onde os estudantes podem sentar onde quiserem e as aulas são realizadas em grupos de trabalho, para fazer com que os alunos se comuniquem e participem das aulas. Ali, existem poltronas para uso de notebooks conectados a uma rede própria que substituem as lousas. Ou seja, o uso dos laptops em salas de aulas é inevitável e teremos de nos adaptar a essa nova maneira de aprendizagem, que deve ser vista de maneira positiva.

A evolução das salas de aula não se limitará apenas ao uso de notebooks, tablets e lousas inteligentes. Isso porque já existe lá fora um kit de internet das coisas que tem como objetivo ensinar estudantes a programar e que os permite criar e controlar dispositivos conectados por tablet ou smartphone.

Diante de todas essas mudanças, é preciso abrir a mente para enxergar a tecnologia como um apoio na melhora do ensino e da aprendizagem. O Brasil precisa avançar bastante para oferecer o básico nas salas de aula antes de sofrer tamanha evolução na maioria das escolas. Mas a transformação será inevitável e poderá significar uma educação mais intuitiva e diferenciada para alunos e professores.