Dentre os sistemas operacionais para celulares, o Android é o que mais permite personalizações. Uma das possibilidades, por exemplo, é trocar a fonte dos textos do sistema e de alguns aplicativos que estão nele.

Para realizar esta tarefa, existem diferentes métodos disponíveis. A seguir, confira quais as principais formas para trocar a fonte do seu Android:

Método sem aplicativos

Algumas fabricantes de celulares com Android permitem a troca da fonte sem a necessidade de instalar um aplicativo para isto. Veja o exemplo de como isto é feito em um aparelho da Samsung:

publicidade
  1. Acesse a tela de “Configurações” do Android e entre em “Visor”;

    Reprodução

  2. Entre em “Fonte e zoom da tela” e selecione uma das opções de fonte. Caso não encontre a desejada, ainda é possível clicar em “Baixar fontes” para ter acesse a outros modelos.

    Reprodução

Com aplicativos

No caso dos aparelhos que não oferecem fontes alternativas, ainda existe uma forma de trocá-las, mas para isto é necessário recorrer a aplicativos. Uma opção gratuita e eficaz fica com o Apex Launcher Classic. Confira como usá-lo:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Apex Launcher Classic;
  2. Clique no ícone destacado na imagem abaixo e entre em “Configurações avançadas”;

    Reprodução

  3. Procure por fonte e escolha uma das opções disponíveis.

    Reprodução

Note que na imagem acima, o launcher não oferece uma pré-visualização da fonte, mas a alteração ficará visível em sua tela inicial. O método feito acima é um pouco mais limitado em comparação ao que fabricantes oferecem, assim, ele altera apenas a fonte dos itens que fazem parte da interface dele, mas não dentro dos aplicativos que são abertos.

Apenas para quem possui root

O Olhar Digital mostrou anteriormente como fazer root em aparelhos Android utilizado o Magisk. Se você realizou estes processos ou já possui outra forma de root, é possível utilizar aplicativos como o iFont ou o FontFix, que permitem trocar a fonte do sistema inteiro.