Anunciado durante a E3 2018, o serviço de streaming de games da Microsoft ganhou mais detalhes nesta segunda-feira, 8. Em um post em seu blog oficial, a companhia falou mais sobre o que podemos esperar do futuro Project xCloud, que deve começar a ser testado no início de 2019.

O serviço xCloud vai funcionar em diversos dispositivos diferentes, incluindo consoles, PCs, celulares e tablets. Segundo a Microsoft, desenvolvedores vão poder dar suporte ao serviço “sem nenhum trabalho adicional” – ou seja, os títulos disponíveis atualmente para Xbox One devem ser adaptados sem muito esforço para a nuvem.

Como serviço de streaming de jogos, o xCloud permite que mesmo jogos pesados sejam compatíveis com dispositivos mais modestos. Como o processamento do game é feito na nuvem, o jogador só precisa de uma conexão estável com a internet para aproveitar títulos de ponta em um celular básico, por exemplo.

publicidade

Os testes públicos previstos para o começo do ano que vem vão servir para a Microsoft aprimorar o serviço. Segundo a empresa, seus pesquisadores criaram formas de combater a latência com uso de técnicas avançadas de rede e de codificação de vídeo. A Microsoft diz que o xCloud deve rodar mesmo em redes 4G e nas futuras conexões 5G.

Em smartphones e tablets, os usuários vão poder escolher entre usar um controle de Xbox One ligado via Bluetooth ao dispositivo, ou então por usar botões virtuais na tela sensível ao toque.

Com o xCloud, a Microsoft se junta a outros grandes nomes do mercado que já apostam no streaming: a Sony tem o PlayStation Now para PS4 e PC, enquanto Nvidia e Google também já trabalham com serviços na área.