Na última matéria de Linux do Olhar Digital, você aprendeu como fazer a instalação do Linux Mint e a realizar as configurações essenciais para que ele funcionasse. Agora, é claro, para o sistema ficar completo, é necessário saber como instalar aplicativos nele.

Por padrão, o Linux Mint já vem com diversos programas pré-instalados para diferentes tarefas. Abaixo, você conhece um pouco mais do que já vem no sistema e, também, quais as outras formas de obter mais aplicativos e até mesmo jogos. Veja:

Aplicativos pré-instalados

Logo ao abrir o menu principal do Mint, você já confere uma série de categorias com alguns programas para cada uma delas. Para lhe ajudar a conhecer um pouco mais sobre eles, confira esta lista:

  • LibreOffice – Alternativa ao Microsoft Office, o programa traz opções de aplicativos para edição de textos, planilhas, slides e outros;
  • GIMP – Alternativa gratuita ao Photoshop para a edição de imagens;

    Reprodução

  • Pix – Visualizador de imagens;
  • Transmission – Cliente para baixar arquivos torrent da internet;
  • Firefox – O tradicional navegador da Mozilla é o browser padrão do sistema;

    Reprodução

  • Thunderbird – Mais um programa da Mozilla, mas este é um cliente de e-mails, sendo uma opção poderosa para o lugar do Outlook;
  • Rhytmbox – Player de músicas;
  • VLC – Tradicional reprodutor de músicas e vídeos com suporte para os mais diversos codecs.

A loja de aplicativos

A forma mais fácil de adicionar novos programas ao sistema é pela loja de aplicativos que o acompanha. Assim como a Microsoft possui a Windows Store, o Linux Mint tem a sua própria opção chamada de “Gerenciador de aplicativos”.

publicidade

Nela, é possível encontrar os aplicativos mais famosos como o Spotify, Filezilla, Google Earth e demais opções. Ao instalar um programa pela loja, você não terá trabalho nenhum de configuração, uma vez que o processo é o mais automatizado possível, sendo a forma ideal de iniciantes adicionarem o que procuram no sistema.

Reprodução

Além dos aplicativos, a loja oficial do Mint possui um acervo generoso de jogos para serem instalados. Dentre eles, é claro, não poderia faltar o cliente do Steam, que pouco a pouco vem melhorando o suporte para o Linux e conta mais games para o sistema.

Download de programas via internet

Um ponto importante a se saber do Linux Mint para fazer o download de aplicativos e demais opções através de sites, é que ele se baseia em uma distribuição Debian. Desta forma, sempre que aparecerem as opções de pacotes DEB e RPM, deve se optar pelo DEB e, escolher a versão correspondente ao que instalou do Mint para processadores 32 ou 64 bits.

Reprodução

Ao abrir o arquivo DEB no sistema, a instalação é de certa forma, parecida com o que ocorre no Windows com o processo sendo automatizado. Apesar de poder acontecer alguns erros com este método, referentes a dependências incompatíveis, ele foi aprimorado e, hoje, as instalações de aplicativos no Linux são bem mais fluídas e fáceis de serem realizadas.

Mais opções de lojas e aplicativos

Além dos métodos mencionados acima para a obtenção de programas no Linux, desenvolvedores tem trabalhado ativamente para facilitar a vida de quem está iniciando no sistema. Assim, eles criaram algumas lojas que são universais, ou seja, os programas que estão nelas devem rodar em qualquer Linux, independentemente da distribuição ou plataforma que estão instaladas.

A seguir, veja as principais lojas desta categoria:

  • Snapcraft – Com o apoio da Cannonical, a dona do Ubuntu, a loja tem aplicativos de desenvolvedoras como Mozilla, Microsoft, Amazon, Google e outros;
  • Flathub – Com o uso do programa Flatpak fica fácil obter pacotes que optam por este método para serem instalados.

Pronto! Agora você já sabe como instalar os programas para as mais variadas tarefas que precisa realizar no computador. Na próxima parte desta série, você aprenderá como mudar o visual do Linux Mint com o Cinnamon de forma mais profunda, além de ver como instalar outros ambientes gráficos.