O WhatsApp mexeu novamente do amado e odiado recurso que permite apagar mensagens “para todos” após o envio. Agora o aplicativo mexeu no limite de tempo para que um aparelho receba o comando para a remoção da mensagem, o que significa que existe uma possibilidade de que seu envio não seja efetivamente apagado para todos.

Primeiro é importante saber como funciona o “apagar para todos”. Atualmente, o usuário que deseja apagar sua mensagem precisa realizar o comando dentro de um período máximo de 1 hora, 8 minutos e 16 segundos. No entanto, para que o comando tenha sucesso, as outras pessoas envolvidas na conversa também precisam receber esse comando. O problema é que existe um limite de tempo para que o comando seja recebido pelos outros celulares, o que pode fazer com que a mensagem não seja deletada dos outros smartphones.

O novo limite de tempo determinado pelo WhatsApp é de 13 horas, 8 minutos e 16 segundos. Isso significa que se você der um comando de “apagar para todos”, mas o outro celular não o receber dentro deste prazo, a mensagem não será apagada de forma efetiva e permanecerá acessível para sempre.

publicidade

É uma situação pouco comum, mas é possível. Se, por exemplo, o celular da outra pessoa passar 13 horas desligado ou fora da internet, o comando não será recebido e a mensagem permanecerá disponível.

Existe um motivo para o WhatsApp impor essa restrição de tempo. Enquanto esse limite não existia, não havia nada que impedisse o usuário de simplesmente apagar mensagens publicadas semanas ou até meses atrás simplesmente ajustando o relógio do celular. Com isso, fica mais difícil burlar o sistema.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!