Ao utilizar o Android, é bem comum que você tenha o costume de abrir um novo aplicativo sem fechar o que estava utilizando anteriormente. Caso o seu celular seja um top de linha ou tenha bastante memória, pode ser que isto nem se torne um problema, porém, quando o celular possui pouca memória o sistema inteiro acaba com lentidões.

Isto se deve aos aplicativos continuarem executando processos em segundo plano, ou seja, mesmo que não estejam abertos ou visíveis, eles ainda consomem recursos do aparelho. Para contornar esta situação, existe uma configuração dentro do Android para ser feita, mas que não fica em um lugar muito visível e precisa ser desbloqueada. A seguir, veja como limitar os processos que estão rodando em segundo plano no Android:

  1. Acesse a tela de “Configurações” do Android e entre em “Sistema”;

    Reprodução

  2. Clique em “Sobre o dispositivo” e dê 7 toques em “Número da versão” ou até aparecer a mensagem que você ganhou acesso ao “Modo desenvolvedor”;

    Reprodução

  3. Mais uma vez, acesse a tela de “Configurações” do Android e, agora, entre em “Sistema > Opções do desenvolvedor”;

    Reprodução

  4. Ative a chavinha que fica na parte superior da tela e, em “Aplicativos”, toque em “Limite de processo em 2º plano” e defina o número de processos máximos a ficarem neste estado;

    Reprodução

  5. Reinicie o celular.

Neste momento o número de processo que rodam em segundo plano já devem estar limitados de acordo com o que foi definido por você. Lembre-se que, ao realizar este procedimento, pode ser que você deixe de receber notificações ou outros itens que seriam relacionados a outros aplicativos abertos, portanto, use-o apenas se necessário.

Caso queira voltar as configurações para o padrão do sistema, basta desativar o modo de desenvolvedor ou entrar na opção que foi exibida no tutorial para escolher o valor que estava configurado anteriormente. Além da questão de desempenho, você também deverá notar uma melhora na autonomia da bateria.

publicidade