Os celulares mais novos da Samsung contam com um recurso que chama a atenção e facilita a vida, que são os atalhos do canto de tela. Com eles, através de um simples gesto de deslizar o dedo, os usuários destes aparelhos abrem programas sem ter que interromper a tarefa que estão fazendo.

Apesar de ser um recurso restrito aos aparelhos da marca, desenvolvedores presentes na Google Play conseguiram replicá-lo, levando-o a qualquer celular com Android. A seguir, confira como ter uma barra lateral com os principais aplicativos que usa em qualquer celular com Android:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do programa Edge Action;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, prossiga com a sua explicação. Toque em “Got it”.

    Reprodução

Neste momento, o programa já deve estar funcionado, precisando apenas a barrinha criada para o meio da tela. Entretanto, o Edge Action vem com uma configuração inicial que pode não agradar a todos e que ocupa muito espaço. Para contornar este problema é possível configurá-lo. Assim, siga estes passos para deixá-lo mais prático:

  1. O Edge Action consegue executar alguns programas no espaço que ele ocupa quando expandido, o que pode ser incômodo. Então, para remover alguns destes itens, na tela inicial do aplicativo vá “Edge Manage” e desabilite os itens que não deseja ver;

    Reprodução

  2. De volta a tela inicial do aplicativo, desabilite a função “Fullscreen” e marque as opções “Pause in landscape apps” e “Pause in fullscreen apps”. Elas servem respectivamente para que o programa não ocupe a tela inteira do aparelho quando acionado, para sumir com a barrinha criada pelo programa quando o celular estiver sendo utilizado na orientação horizontal e quando em um jogo ou um app que seja executado em tela cheia;

    Reprodução

  3. No menu “Handle Settings”, você pode definir em que posição ficará o menu, seu tamanho, cor, transparência e outros itens referentes ao seu visual;

    Reprodução

  4. Para trocar o seu plano de fundo, basta clicar em “Themes”, marcar a opção da direita e selecionar a imagem desejada.

    Reprodução

O Edge Action é um aplicativo gratuito, porém ele exibe algumas propagandas quando o seu menu de configurações é acessado. Já em “Edges”, que funcionam como widgets para adicionar mais funcionalidades ao programa, é que entra a parte paga do programa.

publicidade