Fidelização de clientes por meio de experiências. Esse é o conceito de ordem do mundo do marketing. Investimento em ações de envolvimento de marca que aproximem o público-alvo são parte da estratégia das empresas. Para o mercado de live marketing isso significa oferecer experiências cada vez mais significativas, que entreguem o que o consumidor busca e criem momentos assertivos de diálogo com as marcas. A concepção do marketing de experiência chegou para consolidar a trajetória do marketing promocional e, com essa evolução, ferramentas tecnológicas têm um papel fundamental desde a idealização de um trabalho até finalização e pós-entrega. 

Atualmente a tecnologia é onipresente em qualquer ativação de marketing de relacionamento. Vivemos um momento onde as experiências proporcionadas pelos eventos são materializadas em produto e comercializadas como mídia. É praticamente a inversão dos valores de tempos atrás, quando o que era veiculado na mídia convencional se transformava em ativações de campo. Isso tudo se deve à mudança de comportamento das pessoas, somado ao bombardeio de informações pelos diferentes veículos existentes, quase que em tempo real. De acordo com estudo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, o setor movimenta R$43,9 bilhões anuais e tem sido um dos principais aliados das empresas, com perspectivas de crescimento e expansão.

Alguns dos exemplos de recursos tecnológicos disponíveis que ajudam a tornar um evento mais disruptivo incluem o desenvolvimento de aplicativos de gerenciamento de evento – onde é possível que os participantes montem sua programação, interajam com outros participantes, recebam alertas com informes sobre o evento e tenham acesso a outras áreas, entre outras funcionalidades – projeção mapeada, holografia, ativações interativas com o uso de VR (realidade virtual), RA (realidade ampliada) e Data Inteligence, que melhora a experiência dos participantes oferecendo exatamente aquilo que ele tem interesse baseado em seus dados, muitas vezes tirados do uso do próprio app do evento.

Todos os elementos estão interligados, mas nada disso funciona se não existir a gestão de todos os dados necessários para sua construção, desde a organização e controle das etapas do processo até a análise do resultado final obtido com o evento. Desse modo temos o potencial criativo, a eficiência da produção e a garantia do resultado suportado por diferentes ferramentas tecnológicas aplicadas no projeto como um todo.

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Com uma expertise de 30 anos em marketing de relacionamento, nós do Banco de Eventos, pensamos em como solucionar essa questão, oferecendo para o mercado uma ferramenta de integração tecnológica. Assim surgiu a RODA, uma plataforma de gestão de dados que permite a concentração de todas as informações em um hub, permitindo a integração com diferentes sistemas, proporcionado o extrato e visão única de um projeto, independentemente da sua complexidade. Essa novidade nos deixa como one stop shop na gestão de diferentes campanhas, promoções, programas de relacionamento, premiações, e qualquer outro formato de operação.

Lidar com os obstáculos e dificuldades existentes no live marketing faz parte do tipo de negócio que criamos e produzimos, pois trata-se da materialização de experiências reais sujeitas a acontecimentos muitas vezes incontroláveis. Essa é a mágica do fazer ao vivo. No entanto cabe a nós traçar estratégia para mitigar ao máximo os riscos e entraves desse negócio, portanto quanto mais controle existir sobre a operação, mais eficiente ela se tornará.