Os serviços de assinaturas estão cada vez mais comuns: em vez de ficar comprando itens individualmente, você paga uma taxa mensal e pode usufruir de todas as funções e atualizações futuras. E, mesmo não confirmado, há indícios de que a Play Store, loja de apps do Google, pode ter seu próprio serviço de assinatura para aplicativos.

A notícia vem do site XDA, produzido por programadores, que encontrou menções de um determinado comando Play Pass no código da aplicação da Play Store, como confirma a tela abaixo.

publicidade

 Reprodução

E somado a isso, uma pesquisa do Google Opinion Rewards, que é um aplicativo no qual você responde a pesquisas para ganhar créditos na Play Store, perguntava se o nome Play Pass comunicava corretamente o nome de um serviço de assinatura para fazer o download de aplicativos por uma taxa mensal.

publicidade

Reprodução

No momento, só há essas duas peças do quebra-cabeças. Mas o fato é que é comum encontrar a palavra Pass em serviços de assinaturas em que se paga uma taxa mensal e o conteúdo é liberado. Bons exemplos são Xbox Game Pass ou o serviço de aluguel de filmes Movie Pass.

publicidade

De qualquer forma, ainda não significa que o Google Play Pass se tornará uma realidade. É possível que seja um teste ou uma experiência e que no final acabe em nada.

Por enquanto o que podemos fazer é um exercício para imaginar qual impacto um sistema de assinaturas pode causar no ecossistema da Play Store, tanto para usuários, quanto para desenvolvedores.

publicidade

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android