Não demorou muito. Pouco tempo após a liberação da versão final do iOS 12.1, que aconteceu na última terça-feira, 30, especialistas em segurança já conseguiram burlar o sistema e usar uma brecha no sistema que permite acessar os contatos do celular mesmo com a tela bloqueada usando a nova função Facetime em grupo.

A descoberta da brecha veio do pesquisador em segurança José Rodríguez, que também já havia identificado bugs na versão anterior do iOS. Em um vídeo, ele demonstra como é possível  consultar a lista completa de contatos sem ter que digitar o código de acesso do iPhone.

publicidade

O problema de segurança pode ser explorado ao receber uma chamada ou ao pedir à Siri para fazer uma chamada no FaceTime, clicando na opção Adicionar pessoa no menu, mesmo que o dispositivo esteja bloqueado. Além disso, é possível ver as informações adicionais de cada pessoa armazenada no calendário através da função 3D Touch.

publicidade

Como evitar o problema no iOS 12.1

Se você tem iPhone e já atualizou iOS para a nova versão, a boa notícia é que é bastante simples se proteger dessa brecha. Tudo o que você precisa fazer é desativar o Siri na tela inicial, desmarcando a caixa de seleção correspondente em Configurações > Siri e pesquisar > Siri com a tela bloqueada.

Ao fazer isso, no entanto, é importante notar que não será possível utilizar a assistente digital da Apple com a tela do celular bloqueada, então vale a pena pesar se o recurso é importante para você antes de aplicar o procedimento acima.