Chineses que quiserem jogar games da Tencent, uma das maiores desenvolvedoras do mundo, vão precisar usar documentos oficiais para fins de controle do tempo gasto diante do celular. A medida – que já vinha sendo implantada há alguns meses – faz parte de um esforço do governo chinês para combater o vício em smartphones, jogos, e também possíveis danos à saúde causados pelo excesso de tempo dedicado ao celular.

A China tem mais de 600 milhões de jogadores, e cada um deles vai precisar se identificar quando quiser jogar games da Tencent. A desenvolvedora, com sede na cidade de Shenzhen, é responsável por títulos como “PUBG Mobile”, “Arena of Valor” (conhecido como “Honor of Kings” na Ásia) e “League of Legends”, entre outros títulos bastante populares no mundo.

Em setembro, a Tencent começou a testar o sistema de identificação para jogadores de “Honor of Kings”. A partir de então, quem quisesse jogar precisava entrar com nome real e também com documentos de acordo com um banco de dados da polícia local. Com informações de identidade disponíveis, o game restringia a quantidade de tempo diária para até duas horas, no caso de jovens entre 13 e 18 anos, e até uma hora diária para crianças até 12 anos (que só poder ser cumprida entre 8h e 21h).

A partir de agora, o sistema vai ser expandido para outros jogos da Tencent. Até o fim do ano, dez outras produções da empresa vão exigir identidade, e a partir de 2019 as restrições vão valer para todos os games da desenvolvedora. A companhia também disse no passado estar trabalhando em um sistema de reconhecimento facial para ser usado no sistema de identificação, mas ainda não há previsão de quando ele vai começar a funcionar.

publicidade

A exigência de verificação de identidade faz parte de uma ação mais ampla do governo chinês para monitorar e controlar games dentro do país. Autoridades governamentais alegam que jogos eletrônicos são viciantes demais e algumas vezes muito violentos. Além disso, crianças estariam deixando de fazer o dever de casa para passar mais tempo jogando. O governo ainda acredita que o tempo excessivo na frente do celular pode contribuir com casos de miopia entre jovens.