Uma fonte da Samsung confirmou à agência de notícias Reuters que a empresa pretende revelar o tão esperado smartphone com tela dobrável ainda nesta quarta-feira (07/10), em sua conferência de desenvolvedores.

Segundo o funcionário não identificado da fabricante sul-coreana, a intenção de mostrar o telefone aos desenvolvedores seria para obter feedback antecipado. Com isso, seria possível efetuar melhorias antes da apresesentação ao público. Embora seja uma abordagem diferente do que a empresa está acostumada a fazer para os lançamentos voltados ao consumidor, a Samsung enxerga essa medida como necessária, já que o telefone dobrável é um conceito completamente novo em termos de design e experiência do usuário.

Como o anúncio é destinado a desenvolvedores que terão que reprojetar seus aplicativos se quiserem aproveitar ao máximo uma tela dobrável, é improvável que possamos ver um dispositivo pronto para o consumidor nessa palestra. O que se espera é ver sua interface de usuário ao lado das primeiras imagens detalhadas do aparelho. Deve ser informação suficiente para começar a desenvolver apps, mesmo que isso não seja suficiente para convencê-lo a comprar um dispositivo que poderia facilmente custar cerca de US$ 2.000.

Reprodução

publicidade

O anúncio será no final do que tem sido um ano desafiador para a divisão de telefonia móvel da Samsung. Sua participação no mercado global de smartphones foi reduzida em cerca de 13% no último trimestre (em comparação ao mesmo período do ano anterior), uma vez que a sua recente linha de produtos continuou a ter um desempenho inferior aos dispositivos da Huawei e da Xiaomi.

O mais recente relatório financeiro da Samsung sugere a expectativa de que telas dobráveis possam ser um meio de fortalecer sua competitividade. O ano de 2019 também marca o 10º aniversário dos smartphones Galaxy, portanto, certamente é a hora certa para a revelar revelar um design diferenciado.

Ainda não se sabe exatamente qual será o “design e a experiência do usuário” do smartphone com tela dobrável, além de display do tamanho de um tablet que pode ser dobrado para caber no bolso, possivelmente com uma segunda tela na parte externa para uso como telefone. Também não está claro se o dispositivo deve ser usado principalmente em orientações de paisagem ou retrato.

Um trailer conceitual inicial mostrou um telefone de tela dupla com uma tela grande que pode ser dobrada para dentro para torná-lo mais compacto. Mas em breve saberemos.