Desde o seu lançamento, o WhatsApp sempre manteve um visual parecido e não mexeu nas cores originais do programa. Apesar de funcionarem bem, sempre é bom ter opções de customização para mudar o visual do programa para o dia-a-dia.

Para trocar as cores do WhatsApp, até existem alguns clientes alternativos do programa de mensagem, mas que nem sempre são confiáveis pois os seus dados precisam passar por eles. Felizmente, graças ao Substratum, um programa de temas para Android desenvolvido por membros do fórum do XDA-Developers, é possível trocar as cores utilizadas na interface do WhatsApp sem a necessidade de root e sem ter que recorrer a um aplicativo que substitua o próprio aplicativo de mensagens.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

Entendendo o que é o Substratum

publicidade

O Substratum é um sistema modular para celulares com Android, que consegue interpretar itens da interface de programas e do sistema para alterar o seu visual. O programa não chega a interceptar nenhum dado do seu aparelho ou dos programas que estão nele, e apenas muda itens simples da aparência como cores, formas e outros itens.

Todas as mudanças que o programa permite fazer no sistema são feitas a partir de temas ou plugins, que são publicados na Google Play. Devido ao seu sistema modular, todos os itens que são ativados a partir do Substratum podem ser desabilitados facilmente.

Requerimentos

Para que o método a seguir funcione, é necessário ter o Android na versão Oreo (8.0) com ou sem root ou, na versão Nougat (7.0) com root. Além disto, caso esteja no Android Oreo sem root, você também precisará de um computador com Windows para ativá-lo, como é explicado mais abaixo.

Instalação do Substratum

Para trocar a cor da interface do WhatsApp é necessário o uso do Substratum. Sendo assim, primeiro é necessário seguir estes passos para instalá-lo e configurá-lo:

  1. Acesse a Google Play e faça o download do Substratum Theme Engine;
  2. Caso você esteja no Android Oreo, siga os passos abaixo. Se estiver na versão Nougat com root, você pode pular para a parte da instalação do complemento para o Substratum;
  3. Ao abrir o Substratum, prossiga com a sua explicação e toque em “Baixe agora”;

    Reprodução

  4. Realize o download do aplicativo Andromeda, que é pago. No momento da publicação da matéria, o valor do aplicativo estava em R$ 6,00;
  5. Agora, caso você ainda não tenha, é necessário habilitar o modo de desenvolvedor do celular. Para isto, entre nas “Configurações” do aparelho, vá em “Sobre o telefone”, entre em “Informações do software” e dê 7 toques em “Número da compilação”;

    Reprodução

  6. De volta a tela de “Configurações”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite a opção “Depuração USB”.

    Reprodução

Realizado o processo acima, no caso do Android Oreo sem root, agora é preciso do computador para prosseguir. Veja:

  1. Conecte o celular ao computador e abra o aplicativo do Andromeda no Android;
  2. Agora, no computador, realize o download do arquivo que está neste link e extraia o conteúdo do ZIP para uma pasta;
  3. Inicie o arquivo “Start_andromeda”. Caso tenha alguma mensagem de erro durante o processo, execute-o como administrador;

    Reprodução

  4. Na mensagem exibida, aperte “Enter”;

    Reprodução

  5. Caso o computador mostre uma mensagem e erro, basta rodar novamente o “Start_Andromeda” novamente que ele deverá funcionar;
  6. Mantenha o celular conectado ao computador.

Trocando a cor do WhatsApp

Neste momento, o Substratum já está pronto para funcionar e, sendo assim, é preciso pegar o componente necessário para que ele consiga trocar a cor do WhatsApp. Confira como prosseguir:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do [Substratum] EWhats color;

    Reprodução

  2. Abra o aplicativo do Substratum e selecione o “Ewhats color” na lista;

    Reprodução

  3. Selecione a cor desejada, marque a caixa que está ao lado do “WhatsApp” e, ao tocar no botão destacado, toque em “Instalar selecionado”;

    Reprodução

  4. Reinicie o celular.

Agora, o WhatsApp já deve estar com as suas cores trocadas. Toda vez que desejar trocar novamente a aparência do aplicativo de mensagens, basta repetir os últimos passos deste tutorial.

Como desinstalar

Para remover estas cores personalizadas, você só precisa entrar no aplicativo do Substratum, entrar na guia “Gerenciador” e desabilitar o WhatsApp por lá.

Pronto! Você já sabe como trocar a aparência do seu WhatsApp sem precisar recorrer a aplicativos que o substituem.