A internet 5G está a um passo de se tornar realidade, e já existem fabricantes de smartphones e operadoras querendo dar este último passo. A Everything Everywhere (EE), maior provedora de conexão móvel do Reino Unido, anunciou nesta quarta-feira, 14, que vai disponibilizar 5G em 16 cidades em 2019.

Para isso, a EE promete fazer o upgrade das antenas que já são usadas atualmente para disponibilizar internet 4G em locais como Londres, Cardiff, Edinburgh, Belfast, Birmingham e Manchester. As primeiras 1.500 estações a receber o upgrade carregam 25% de todo o tráfego online das redes da operadora.

publicidade

Se tudo der certo nas primeiras 16 cidades, a EE pretende expandir o projeto para mais 10 locais nos próximos anos: Glasgow, Newcastle, Liverpool, Leeds, Hull, Sheffield, Nottingham, Leicester, Coventry e Bristol. A operadora também promete lançar um roteador de 5G por Wi-Fi no ano que vem.

A EE não é a primeira operadora do mundo a prometer 5G para 2019, nem a primeira do Reino Unido. Outras provedoras menores já anunciaram a disponibilização do novo sinal de internet para algumas regiões do país. O governo britânico tem o plano de levar 5G para a maior parte do território até 2025.

publicidade

No Brasil, enquanto isso, o 5G ainda não tem data para chegar. A Agência Nacional de Telecomunicações deve começar a definir padrões e fazer leilões de faixas de espectro só em 2019, de acordo com o novo presidente da entidade. As operadoras devem começar a adotar a nova tecnologia só em 2020.