Em março de 2017, a Samsung lançou o “Cinema Screen”, um painel LED gigante para ser usado em cinemas. O produto mudou de nome, passou a se chamar Samsung Onyx, e começou a ser instalado em salas do mundo inteiro. Em 2019, a tecnologia chegará ao Brasil.

A Samsung anunciou nesta quarta-feira, 14, que a tela Onyx será instalada em salas da rede Cinépolis do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, no ano que vem. A capital paulista será a primeira cidade do país a receber esta novidade.

A tela Onyx está disponível no Brasil pelo menos desde abril de 2018, quando executivos da Samsung confirmaram ao Olhar Digital que a empresa estava em negociações para implementar o painel gigante em cinemas do país, sem divulgar mais detalhes.

Na época, não havia previsão de inauguração. Agora, a Samsung diz que a primeira sala com essa tecnologia será aberta no “início de 2019”. O painel estreou na Coreia do Sul em 2017 e já está em cinemas na Europa, Ásia, Estados Unidos e México.

publicidade

A Samsung Onyx tem 55 metros quadrados e 455 polegadas de resolução 4K (4.096 x 2.160 pixels), além de oferecer suporte à tecnologia HDR, que realça e equilibra tons escuros e claros na imagem para sustentar o contraste das cenas.

Normalmente, a tela comum de um cinema é feita de um tecido ou uma simples parede branca que reflete a luz que é jogada sobre ela a partir de um projetor que fica do lado oposto da sala. A Samsung Onyx substitui isso tudo por uma espécie de “TV gigante”.

Isto significa que o filme é reproduzido na própria tela, sem necessidade de um projetor. Além disso, a tecnologia oferece um brilho máximo 10 vezes superior ao dos projetores comuns.