Há algum tempo se sabe do Fuchsia, um novo sistema operacional do Google cujo propósito nunca foi esclarecido. As especulações mais fortes apontam para um novo sistema móvel que não tem o Linux como base e que poderia vir a tomar o lugar do Android no futuro. Agora já se sabe que a empresa está, de fato, testando o software em celulares; mais especificamente, em aparelhos da Huawei.

Como nota o site 9to5Google, As duas empresas são parceiras de longa data, chegando a lançar juntas o Nexus 6P, então não é surpresa que haja uma colaboração no desenvolvimento do Fuchsia. Para quem acompanhou o desenvolvimento do sistema no Gerrit, também foi possível encontrar uma série de comentários de engenheiros da Huawei no projeto, mas eles não indicavam uma parceria entre as companhias.

publicidade

Reprodução

No entanto, novas publicações feitas na noite de quinta-feira, 22, mostram um engenheiro da Huawei que diz que a empresa está trabalhando para fazer o Fuchsia rodar em dispositivos que usem o processador Kirin 970, utilizado nos celulares tops de linha da chinesa. O primeiro modelo a ser testado com sucesso foi o Honor Play, um smartphone de alto desempenho voltado para jogos.

publicidade

A mensagem mostra que foi possível fazer o kernel do Fuchsia, chamado de Zircon, no Honor Play, o que é um começo promissor. No entanto, não há informações sobre outras camadas do sistema rodando no celular, mas mostra que o sistema já começa a ser testado em dispositivos comerciais e não apenas em protótipos ultrassecretos.

Outros aparelhos da Huawei também utilizam o Kirin 970, o que significa que há grandes chances de eles serem compatíveis com o Fuchsia assim que tudo estiver funcionando adequadamente. São eles:

publicidade