O modo escuro, também conhecido como modo noturno, é um recurso cada vez mais popular entre aplicativos e sistemas. Isto se deve a vários benefícios obtidos através dele, como forçar menos a vista em ambientes com pouca iluminação ou até mesmo fazer a economia de bateria em aparelhos portáteis como os celulares.

O iPhone, por sua vez, ainda não possui um modo escuro oficial para ser utilizado em seu sistema, mas graças a uma função implementada no iOS 11 é possível obter um resultado bem próximo do recurso original visto em aplicativos e outros sistemas. A seguir, veja como ativar um modo escuro em seu iPhone:

  1. Acesse a tela de “Ajustes” do aparelho e entre em “Geral”;

    Reprodução

  2. No novo menu, toque em “Acessibilidade” e vá em “Adaptações de Tela”;

    Reprodução

  3. Toque em “Inverter Cores” e ative uma das opções.

    Reprodução

Os dois métodos oferecem uma espécie de modo noturno dentro do iOS, mas eles possuem uma diferença. Veja:

  • Inversão inteligente – Altera as cores da tela, porém preserva ainda as cores originais de itens como vídeos, fotos e de outros aplicativos que possuam modo escuro nativo;
  • Inversão clássica – Diferente da opção acima, esta aqui inverte todas as cores da tela independentemente do que esteja sendo mostrado nela.

Para ter uma experiência mais próxima de um modo escuro original, o recomendado é utilizar a “Inversão inteligente”. O modo inversão clássica, apesar de interessante, acaba prejudicando a experiência de uso do aparelho, sendo necessário seu uso apenas em situações muito específicas.

publicidade

Caso queira voltar para o modo de exibição padrão do iPhone o processo é bem simples. Tudo o que você fazer, é acessar o mesmo menu em que foi ativada a inversão de cores e deixar a chavinha dos itens desmarcada.