O aplicativo Clean Master para Android quando o assunto é realizar a manutenção do sistema para obter um melhor desempenho. Nesta semana, entretanto, foi descoberta uma fraude por parte de aplicativos na Google Play, incluindo o Clean Master, que estaria utilizando dados dos usuários indevidamente.

Em tempos onde a privacidade precisa vir em primeiro lugar, pode ser que você esteja procurando uma alternativa para fazer a substituição do Clean Master no Android, nem que seja apenas por precaução. Para lhe ajudar, o Olhar Digital separou uma lista com as melhores opções gratuitas da Google Play para esta tarefa. Veja:

Power Clean

Contando com uma interface limpa e bem intuitiva, o aplicativo consegue trazer as suas principais funcionalidades logo na tela principal. Como o seu nome sugere, o maior foco do app fica em encontrar arquivos temporários do sistema que não são apagados por padrão, o que acaba consumindo espaço do seu armazenamento no Android.

publicidade

Outro destaque do programa, também fica para a função de resfriamento do aparelho. Com apenas um toque, o Clean Master analisa quais processos estão esquentando o seu celular para fechá-los e devolver a estabilidade necessária ao celular.

Por fim, o Power Clean também traz uma opção para que você proteja os aplicativos que estão no celular com uma senha. Assim, caso alguém tente abri-los, será necessário saber a senha para ter acesso ao seu conteúdo.

Ace Cleaner

Outro aplicativo completo para a função de limpeza do celular fica por conta do Ace Cleaner. Assim como a opção anterior, ele procura se manter simples para uma fácil utilização, porém ele tem alguns recursos diferentes.

Na opção anterior, você tinha a opção de melhorar a temperatura do celular. Já aqui, você não tem ela, mas em compensação, existe uma ferramenta específica para cuidar da limpeza dos arquivos gerados pelo Facebook, que acabam por consumir um grande espaço em seu aparelho.

Mais uma função de destaque do programa fica para o seu gerenciador de aplicativos. Além de fazer a clássica desinstalação deles, você também pode efetuar backups para ter uma cópia que servirá para recuperá-los facilmente em casos de emergência.

All-In-One Toolbox: Cleaner & Speed Booster

Esta última opção da lista é o aplicativo mais completo para fazer a manutenção do celular. Diferente dos outros dois apps, além de cuidar da limpeza do celular, este aqui também consegue fazer uma manutenção mais completa, que não deixará os aparelhos mais rápidos apenas ao ser executado.

Reprodução

Com ele, por exemplo, você consegue gerenciar os aplicativos que iniciam junto com o celular, economizar bateria, mover aplicativos do espaço de armazenamento interno para o cartão SD e muito mais.

Além disto, outra ferramenta exclusiva dele e que merece destaque fica para o Wi-Fi Analyzer. Esta, por sua vez, realizará uma análise do status atual de sua conexão Wi-Fi para otimizá-la.

Conclusão

Os desenvolvedores do Clean Master também possuíam outras opções de aplicativos na Google Play, mas que podem ser substituídos com estas ferramentas acima. É claro, o grande problema do Clean Master ficou na questão da privacidade, pois o programa ainda atende bem a sua tarefa principal.

Como dito acima, o All-In-One Toolbox: Cleaner & Speed Booster é a opção mais completa, entretanto, a sua interface é um pouco mais complicada e talvez você não tenha a necessidade de utilizar todos os recursos do programa.

Outras opções a serem levadas em consideração, também fica por usar as próprias ferramentas de alguns celulares para a manutenção, que ficam na maioria dos casos nas configurações do Android. Agora, se você procura fazer apenas uma limpeza mais simples do celular, não se esqueça de conferir o aplicativo Files Go, desenvolvido pelo Google.