Mais um serviço vai para o cemitério do Google: o aplicativo de mensagens Allo está com os dias contados, e só vai funcionar até o fim de março. O Google agora aposta no protocolo RCS, uma tecnologia sucessora do SMS, para a troca de mensagens entre celulares Android.

Lançado em 2016, o Allo é mais um dos apps de mensagens que o Google tenta emplacar, mas fracassa: foi assim como o Hangouts também. O Allo tinha como diferencial uma integração profunda com o Google Assistente, mas não caiu nas graças do público e acabou sendo pouco adotado em um mercado dominado por nomes como WhatsApp e Facebook Messenger.

De acordo com informações do Google, o serviço tinha apenas 50 milhões de usuários no primeiro semestre de 2018 – o WhatsApp, por exemplo, tem mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!

publicidade

O fim do Allo já era previsto: o Google interrompeu o desenvolvimento de novas funcionalidades para o app em abril, e agora confirmou que ele só vai funcionar até março de 2019. Usuários vão poder baixar todo o histórico de conversas do app, caso desejem.

Em relação a mensagens, o Google segue com algumas apostas na área. Uma delas é o Duo, aplicativo que foi lançado junto com o Allo e permite apenas chamadas por vídeo. Ele continua sendo atualizado com frequência e recentemente ganhou um método mais rápido de iniciar conversas com contatos.

Outra alternativa oferecida pelo Google é o Hangouts. Embora a versão “clássica” do app esteja com os dias contados, a versão empresarial, que é dividida nos apps Hangouts Chat e Hangouts Meet, deve ser disponibilizada para o público geral em algum momento no futuro.

Porém, a grande aposta do Google é no protocolo de mensagens RCS, criado para ser o sucessor do SMS. Ele conta com recursos encontrados em apps atuais de mensagens – avisos de leitura, de digitação, possibilidade de enviar vídeos e imagens em alta qualidade – mas ainda depende de operadoras para ser enviado. O aplicativo Android Mensagens já tem suporte à tecnologia, que aos poucos começa a ser implementada por empresas de telecomunicações ao redor do mundo.