Houve uma época em que o Google empurrou uma conta no Google+ para cada um de seus usuários, então dependendo da época em que você criou o seu Gmail, você pode ter um perfil na rede social mesmo que você nunca tenha tido o mínimo interesse no serviço.
Isso é um problema. Só neste ano, o Google descobriu duas vulnerabilidades que permitiam que dados dos usuários fossem indevidamente acessados por desenvolvedores de aplicativos, o que fez com que a empresa decidisse matar a rede social em definitivo.
Enquanto isso não acontece, é uma boa medida preventiva simplesmente excluir a sua conta enquanto novos vazamentos não acontecem. Ninguém merece ter informações privadas vazadas por causa de um serviço que nem ao menos é útil. Vale notar também que é totalmente possível excluir a conta do Google+ sem afetar em nada o acesso a outros serviços do Google como o Gmail e o Drive. Veja como:
Importante
Antes de prosseguir com a exclusão do seu perfil é necessário fazer algumas ressalvas que são importantes. A primeira delas, é claro, é que após excluir o seu perfil da rede social, não existe forma de recuperá-lo. Assim, caso você queira voltar a usar a rede social, é necessário criar um perfil do zero.
Caso você utilize um celular mais antigo com Android e tenha o aplicativo do Google+ instalado de fábrica, não será possível removê-lo, mas apenas desativá-lo pelo caminho convencional. A outra opção é seguir este tutorial do Olhar Digital que ensina a remover aplicativos que vieram pré-instalados de fábrica.
Fazendo a remoção da conta
O caminho mais fácil para realizar a remoção da conta do Google+ é através de um computador, apesar do processo também funcionar em celulares. Veja como prosseguir:
Pronto! Agora, a sua conta já foi excluída da rede social. Caso queira ver outros assuntos relacionados a privacidade no Google, o Olhar Digital já mostrou anteriormente outras ferramentas do Google para estar no controle sobre seus dados.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de dezembro de 2018 18:12