Você já se pegou se perguntando como se pronuncia alguma palavra que você nunca viu? É algo comum para quem está aprendendo um idioma novo ou então lendo textos em uma língua diferente da sua nativa. A boa notícia se você já passou por isso é que o Google começou a exibir essa informação direto na página de resultados do buscador.

A novidade foi identificada pelo site Android Police nesta terça-feira, 11, mas já pode estar ativa para mais pessoas há algum tempo. A disponibilidade da função também parece depender da região; nos nossos testes, não conseguimos replicá-la.

Com o recurso, ao procurar a definição de uma palavra, o Google, que já mostrava a transcrição da palavra para o alfabeto fonético. Com o novo recurso, que funciona em inglês britânico e americano, é possível ver de uma forma mais amigável a pronúncia de uma palavra, além de ouvi-la para quem estiver com dúvida.

O interessante é que também há um botão que permite ouvir a pronúncia da palavra lentamente, o que permite entender melhor as nuances e entonação de cada palavra. Também é interessante para reconhecer melhor a diferença de pronúncia entre diferentes sotaques.

publicidade

Reprodução

A função também dá as caras quando o usuário procurar pelos termos “how to pronounce…”, o que permite pular totalmente a parte de pesquisar a definição e ir direto para a pronúncia.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!