Desde o fim de novembro no solo de Marte, a sonda InSight da NASA segue com os preparativos para a sua missão no planeta vermelho. E, para mostrar que tudo vai muito bem, ela mandou uma selfie incrível direto de Marte.

A NASA divulgou uma imagem que mostra bem a InSight em Marte – é um mosaico formado por 11 outras fotos capturadas e enviadas pelos equipamentos da sonda. O mosaico foi criado com a mesma técnica usada pela Curiosity anos atrás: as várias fotos tiradas são colocadas uma ao lado da outra para formar a imagem completa. Desta forma, parece que não há um braço segurando a câmera.

Na selfie, é possível ver o painel solar usado pela sonda para acumular energia, além de diversos dos seus instrumentos científicos que vão auxiliar os estudos realizados pela InSight durante sua missão marciana.

A NASA também divulgou a imagem do local de trabalho da InSight em Marte – uma área de aproximadamente 4 metros por 2 metros que vai ser usada para a sonda posicionar os equipamentos de trabalho – a partir de agora, cientistas envolvidos na missão vão estudar a melhor posição para cada um dos instrumentos.

A situação da InSight no momento é ainda melhor do que esperavam os cientistas da NASA. A agência norte-americana escolheu uma área específica em Marte pela ausência relativa de rochas. Mas a sonda acabou pousando em um buraco completamente livre de pedras – que poderiam atrapalhar o deslocamento e também a coleta de informações por parte da InSight.

A missão

Lançada no espaço em 5 de maio, a sonda InSight pousou com segurança no solo de Marte no dia 26 de novembro. A partir daí, ela começou a estudar a região de chegada para estudar onde posicionar equipamentos – e, enquanto isso, aproveitou para mandar umas fotos para a Terra.

A missão InSight tem como objetivo principal estudar o “interior profundo” de Marte. Cientistas da NASA acreditam que os dados coletados do planeta vermelho podem contribuir bastante no estudo da formação de planetas rochosos, o que deve ajudar inclusive pesquisas sobre as origens da própria Terra.